Presidentes de Moçambique e África do Sul discutem casos Hanekom e Chang

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 11 fev (Lusa) - A morte de um sul-africano e a detenção de um ex-ministro moçambicano foram temas discutidos pelos presidentes dos dois países, à margem da reunião de estadistas da União Africana (UA), em Adis Abeba, anunciou hoje o Presidente de Moçambique.

Os chefes de Estado deram "seguimento" às conversas sobre os casos Hanekom e Chang, referiu aos jornalistas, Filipe Nyusi, chefe de Estado moçambicano, recordando que ambos já os tinham analisado num encontro em Maputo, no início do ano.

Andre Hanekom, empresário sul-africano residente no norte de Moçambique, morreu em janeiro, enquanto estava detido pela polícia, suspeito de envolvimento em ataques armados na região.

Filipe Nyusi referiu que a situação não afeta as relações com a África do Sul.

"Os países não são pessoas e, por acaso, isso foi vincado", referiu, ao descrever o encontro com Cyril Ramaphosa, Presidente da África do Sul.

"Tem que se ver qual o motivo da morte", com procedimentos "científicos", acrescentou, realçando que "já houve uma autópsia feita em Moçambique" e que, se for o caso, deve ser feita outra na África do Sul.

"Todos nos solidarizamos com a família: ninguém deve morrer por causa de um problema que deve ser julgado", acrescentou.

Nyusi fez também alusão à detenção do ex-ministro das Finanças, Manuel Change, em Joanesburgo, capital sul-africana, a pedido da justiça dos EUA, mas sem acrescentar detalhes.

Durante a conversa, o presidente moçambicano diz ter explicitado "a intenção de Moçambique em relação a isso [à detenção]".

Nyusi e Ramaphosa também trocaram impressões sobre "a atuação de insurgentes no norte" de Moçambique, província de Cabo Delgado, acrescentou, dado que os ataques armados que ali tem ocorrido representam um tipo de ameaça transnacional.

LFO // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.