Info

Standard & Poor's piora Previsão de Evolução de Angola para Negativa

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 11 fev (Lusa) - A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) reviu em baixa a Perspetiva de Evolução da economia de Angola, de Estável para Negativa, devido ao "significativo aumento" da dívida pública, e manteve o 'rating' em 'lixo'.

"A dívida pública de Angola em percentagem do PIB aumentou significativamente em 2018, em parte devido ao impacto da forte depreciação do kwanza no volume de dívida pública em moeda estrangeira", lê-se na nota que acompanha a divulgação da decisão.

"Estamos a rever a Previsão de Evolução da economia de Estável para Negativa e mantemos o 'rating' da dívida soberana de longo e curto prazo em B- e B; a Previsão de Evolução negativa reflete a possibilidade de uma descida [do 'rating'] se o alto peso da dívida pública tornar as necessidades de financiamento insustentáveis, ou se as pressões orçamentais ou externas levarem a défices gémeos mais prolongados que o previsto", dizem os analistas da S&P.

No texto, a S&P diz que entre 2015 e 2018 "a dívida pública em proporção do PIB aumentou cerca de 40 pontos percentuais, de 45% para 87%" e acrescenta que Angola deve ter sofrido uma recessão de 1% em 2018, que deverá ser ultrapassada este ano, com um crescimento de 2%.

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Sindicatos dos motoristas sem acordo com ANTRAM entregam pré-aviso de greve

Os sindicatos representativos dos camionistas não chegaram a acordo com a ANTRAM e entregaram um pré-aviso de greve, com início em 12 de agosto, após uma reunião hoje de quase cinco horas, sob a mediação do Ministério do Trabalho.

Motoristas de transporte de passageiros do Norte avançam para tribunal

Motoristas afetos ao Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) vão reivindicar em tribunal direitos que dizem não estar a ser cumpridos, como a média das horas extra e folgas, disse fonte sindical.

Comboio elétrico chega à linha do Minho

Está programada para a próxima segunda-feira a viagem inaugural do comboio elétrico na linha do Minho. A obra deveria estar concluída no final de 2018, mas atrasou devido à falta de material.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.