Info

Médicos vão apresentar proposta para ultrapassar "graves problemas informáticos" no SNS

Médicos vão apresentar proposta para ultrapassar "graves problemas informáticos" no SNS
| País
Porto Canal com Lusa

A Ordem dos Médicos vai apresentar ao Ministério da Saúde uma “proposta concreta” para ultrapassar os problemas informáticos no Serviço Nacional de Saúde, tentando melhorar os sistemas.

O bastonário Miguel Guimarães indicou, num encontro com jornalistas, que persistem no SNS “os graves problemas informáticos” que complicam a vida aos doentes e dificultam o trabalho dos médicos.

Nos últimos meses têm sido recorrentes as queixas de falhas informáticas em hospitais e centros de saúde, com problemas e lentidão no sistema.

“É muito excessivo o tempo que os médicos perdem com a utilização dos sistemas. Podem estar mais de uma hora sem conseguir usar o programa de prescrição, é uma coisa frequente”, lamenta o bastonário.

Miguel Guimarães estima que dentro de três semanas possa apresentar uma “proposta concreta” aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, dando conta igualmente à ministra da Saúde.

“Não somos peritos em informática, mas temos conhecimentos médicos e pessoas da área informática a ajudar-nos. Cansa-me que só se critique e vamos por isso fazer uma proposta concreta”, explica o líder da Ordem dos Médicos, que cumpriu no final da semana passada dois anos de mandato.

+ notícias: País

Camião desgovernado destrói fachada de habitação em Santa Maria da Feira

Um camião ficou sem travões e destruiu a fachada de uma habitação, na tarde desta qunta-feira, na freguesia de Arrifana, em Santa Maria da Feira, sem causar feridos, apurou o Porto Canal no local.

Sindicatos da Função Pública querem Estado em tribunal

Os sindicatos da Função Pública ameaçam avançar para os tribunais e para os provedores de justiça, nacionais e europeus para contestar a nova tabela remuneratória do Estado. O Presidente da República promulgou o vencimento mínimo de 635 euros, mas os trabalhadores abrangidos perdem pontos na progressão da carreira.

Milhares de médicos recusam passar receitas pelo telemóvel

A partir desta quarta-feira os médicos já podem passar receitas pelo telemóvel. A medida é possível através de uma aplicação de Prescrição Eletrónica Médica que tem como objetivo facilitar e agilizar a passagem de receitas sem papel. Ainda assim há três mil médicos que se recusam a usar o sistema informático.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS