Bárbara Timo conquista medalha de bronze no Grand Slam de Paris

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Paris, 10 fev (Lusa) -- Portugal despediu-se hoje do 'Grand Slam' de Paris com uma medalha de bronze, alcançada por Bárbara Timo nos -70 kg, com a judoca a efetuar uma competição quase perfeita, com cinco vitórias em seis combates.

Numa categoria muito concorrida, Bárbara Timo, judoca do Benfica de origem brasileira que conseguiu a naturalização portuguesa em janeiro, apenas perdeu com a japonesa Yoko Ono nas meias-finais.

Foi o único percalço de Timo -- que esteve a vencer a nipónica por waza-ari e perderia por ippon -, mas, na decisão do bronze, a judoca voltou a adiantar-se perante a argelina Niang: com waza-ari e depois um 'osaekomi', uma imobilização para ippon.

Antes, Bárbara Timo venceu a mongol Baasanjargal Bayarbat (ippon), a brasileira Maria Portela (ippon), a francesa Fanny Estelle Posvite (waza-ari) e a canadiana Zelita Zupancic (ippon).

Em bom plano em Paris, um dos torneios mais importantes do circuito mundial de judo, esteve também Rochelle Nunes (+78 kg), igualmente de origem brasileira e que tal como Bárbara Timo naturalizou-se portuguesa e representa o Benfica.

A judoca, que já em representação de Portugal tinha sido medalha de bronze no Grande Prémio de Telavive em janeiro, venceu os dois primeiros combates no quadro principal, mas caiu no acesso às meias-finais, perante a número um do mundo, a cubana Idalys Ortiz, por ippon.

Rochele Nunes voltaria a perder na repescagem, desta vez perante a eslovena Anamari Velensk (ippon), terminando a competição parisiense no sétimo lugar.

Ainda em femininos, em -78 kg, Yahima Ramirez perdeu na estreia, com três castigos frente à francesa Julie Pierret, e Patrícia Sampaio chegou ao segundo combate, no qual perdeu com a vice-líder mundial, a japonesa Ruika Sato.

O olímpico Jorge Fonseca, que conquistou a medalha de bronze em Paris em 2017, foi surpreendido no primeiro combate pelo croata Zlatko Kumric nos -100 kg, e Anri Egutidze, nos -81 kg, perdeu na segunda presença no 'tatami', com o espanhol Alfonso Urquiza Solana.

Portugal, que esteve em prova com dez judocas, terminou com o bronze de Bárbara Timo e o sétimo lugar de Rochele Nunes, numa competição em que Telma Monteiro, que venceu o torneio em 2012 e 2015, não superou no sábado o quadro principal.

RPM // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.