Morreu Fernando Peres, antigo futebolista internacional português

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 10 fev (Lusa) - O antigo futebolista internacional Fernando Peres morreu hoje, aos 77 anos, em Lisboa, informaram os filhos nas redes sociais.

"A luta terminou. O pai não resistiu e deixou-nos hoje. A todos os que queiram despedir-se, poderão fazê-lo hoje a partir das 17 horas, na Igreja de Santo António de Nova Oeiras. A missa será amanhã às 13:00 e seguirá depois para o crematório do cemitério de Barcarena", escreveu a filha Joana Peres no Facebook.

O antigo médio esquerdo estava internado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa.

Fernando Peres, que fez parte da seleção portuguesa que alcançou o terceiro lugar no campeonato do mundo de 1966, representou o Belenenses, o Sporting, a Académica de Coimbra e o FC Porto. No Brasil, em fase final de carreira, passou por Vasco da Gama, Sport Recife e Treze.

Durante as oito épocas em que esteve ao serviço do Sporting - intercalados pela breve passagem na Académica - sagrou-se campeão nacional em 1965 e 1970 e conquistou a Taça de Portugal em 1971 e 1972.

No Brasil, festejou um título de campeão com o Vasco em 1974 e ganhou o campeonato de Pernambuco com o Sport Recife em 1975.

Como treinador principal, comandou o Vitória de Guimarães, a União de Leiria e o Estoril Praia, tendo sido adjunto de Pedro Rocha no Sporting.

No seu site oficial, o Sporting "endereça as mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos desta glória leonina".

O Benfica, também no seu site, "apresenta as mais sentidas condolências pelo triste falecimento de Fernando Peres a toda a sua família e ao Sporting", sublinhando que "na memória de todos fica um atleta de exceção, um internacional que permanecerá na história do futebol português".

PA // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.