Info

Jornalista assassinado no México, o segundo do ano

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Um jornalista de rádio foi assassinado no México no sábado, informaram as autoridades locais, tornando-se o segundo jornalista morto este ano no país.

Este jornalista morreu "por causa de várias feridas causadas por uma arma de fogo", anunciou em comunicado, a procuradoria do Estado de Tabasco, no sudeste do México.

As autoridades informaram a abertura de uma investigação sobre o assassinato de Jesus Ramos Rodriguez, num restaurante na cidade de Emiliano Zapata.

De acordo com as testemunhas no local, Jesus Ramos Rodriguez "foi baleado mais de oito vezes a uma curta distância".

O estado de Tabasco, que faz fronteira com a Guatemala, é uma das principais regiões onde os cartéis operam.

O número de jornalistas e outros trabalhadores dos media mortos em 2018 subiu para 94, mais 12 do que em 2017, segundo dados reunidos pela Federação Internacional de Jornalistas.

O país onde a mortalidade foi mais elevada para os jornalistas este ano foi o Afeganistão, com 16 pessoas, o México a seguir, com 11.

O número de assassinatos no México chegou às 33.341 vítimas em 2018, 15,5% mais face a 2017, um recorde desde que se tem registo, segundo dados do Ministério da Segurança e Proteção ao Cidadão apresentados na segunda-feira.

Em dezembro, no primeiro mês de López Obrador como Presidente, 2.916 pessoas foram mortas, um número que segue o rasto de violência do Governo anterior.

+ notícias: Mundo

Brexit: União Europeia e Reino Unido alcançam acordo para a saída

A União Europeia e o Reino Unido alcançaram hoje um acordo para a saída do país do bloco comunitário após longas negociações, anunciaram hoje na rede social Twitter o presidente da Comissão Europeia e o primeiro-ministro britânico.

Brexit: PM Boris Johnson suspende legislação do acordo após derrota parlamentar

Londres, 22 out 2019 (Lusa) - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou hoje que o governo vai suspender o processo legislativo para o 'Brexit' e acelerar os preparativos para uma saída sem acordo na sequência de uma derrota no parlamento.

Nanopartícula com glúten pode reverter doença celíaca, segundo ensaio clínico

Barcelona, Espanha, 22 out 2019 (Lusa) - Um tratamento com uma nanopartícula biodegradável que contém glúten pode reverter a doença celíaca, segundo um ensaio clínico hoje apresentado em Barcelona, Espanha.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.