Oprah Winfrey doa 12 milhões de dólares ao novo Museu de História Afro-americana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 11 jun (Lusa) -- A apresentadora e produtora de televisão norte-americana Oprah Winfrey anunciou hoje ter doado 12 milhões de dólares (nove milhões de euros) para o novo Museu de História e Cultura Afro-americana, atualmente em construção em Washington.

A estrela da televisão norte-americana, e uma das figuras mais influentes da sociedade dos Estados Unidos, já tinha doado, em 2007, cerca de um milhão de dólares (perto de 752 mil euros) para esta instituição, que deverá abrir ao público em 2015.

"Estou muito orgulhosa da história afro-americana e da sua contribuição para a nossa nação como um todo (...). Ao investir neste museu, quero ajudar a garantir que vamos honrar e preservar a nossa cultura e história, de modo que as nossas histórias possam continuar a viver nas gerações seguintes", referiu Oprah Winfrey, num comunicado.

O museu, cujas obras de construção arrancaram oficialmente em fevereiro de 2012 com a presença do Presidente norte-americano, Barack Obama, envolve um investimento na ordem dos 500 milhões de dólares (cerca de 378 milhões de euros). Metade da verba é garantida pelo Congresso norte-americano.

No museu, que ficará instalado num edifício de sete andares, os visitantes poderão percorrer os principais factos que marcaram a história afro-americana, incluindo a opressão racial e as conquistas da comunidade afro-americana.

SCA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.