Kwanza recupera face ao euro após mínimos históricos e estabiliza frente ao dólar

| Economia
Porto Canal com Lusa

Luanda, 08 fev (Lusa) - A moeda angolana recuperou durante a semana face à europeia, depois de, há uma semana, ter atingido mínimos históricos (359,982 kwanzas/euro), transacionando-se hoje a 356,957 kwanzas/euro, mantendo-se estável frente ao dólar, indica o Banco Nacional de Angola (BNA).

Segundo o banco central angolano, o dólar mantém-se estável, mantendo há três dias consecutivos a mesma cotação, 314,721 kwanzas/dólar, valor situado no intervalo entre os 311 e 315 kwanzas em que a moeda norte-americana tem oscilado há mais de três meses.

Em janeiro de 2018, face ao pico da crise económica que o país então vivia, as autoridades angolanas começaram a vender aos bancos comerciais as divisas em leilão, primeiro trissemanais e atualmente diárias, com a moeda angolana a transacionar-se, então, a 185,40 kwanzas/euro. Desde essa altura, o kwanza depreciou-se 48,060%.

No mesmo sentido, a moeda norte-americana, que em janeiro do ano passado se transacionava a 162,92 kwanzas/dólar, depreciou-se 47,28%.

No mercado paralelo, o euro continua a transacionar-se entre os 450 e 470 kwanzas, enquanto o dólar também se mantém entre os 390 e 410 kwanzas.

JSD // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.