Info

Gripe em fase de estabilização

Gripe em fase de estabilização
| País
Porto Canal com Lusa

Na quinta semana deste ano registou-se em Portugal uma taxa de incidência de síndroma gripal de 69,5 por cada 100.000 habitantes, indicando uma "provável estabilização da atividade gripal", segundo o Instituto Ricardo Jorge.

Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), referentes ao período entre 28 de janeiro e 03 de fevereiro, indicam uma atividade gripal epidémica de "intensidade moderada" e uma "tendência estável".

Nesta semana foram predominantemente detetados em circulação os vírus da gripe dos subtipos A(H1)pdm09 e A(H3). Os vírus do tipo B foram detetados esporadicamente e em número reduzido desde o início da época de vigilância.

Segundo os dados do INSA, foram reportados 17 casos de gripe pelas 25 Unidades de Cuidados Intensivos que enviaram informação, tendo sido identificado o vírus Influenza A em todos os doentes: seis A(H1)pdm09, um A(H3) e dez não subtipados. Foram ainda reportados três casos de gripe por uma enfermaria, tendo sido identificado o vírus Influenza A(H1)pdm09 em dois casos e o A(H3) em um.

O INSA adianta ainda que a mortalidade registou valores “acima do esperado” numa semana em que "o valor médio da temperatura mínima do ar foi de 5,6°C, a que correspondeu uma anomalia de mais 1,1 °C relativamente ao valor normal 1971-2000 para o mês de janeiro".

+ notícias: País

ASAE apreende 7.000 artigos em combate à contrafação no Facebook

A ASAE apreendeu em Castelo de Paiva e Coimbra mais de sete mil artigos desportivos contrafeitos, no valor de 62 mil euros, numa ação contra produtos contrafeitos vendidos através do Facebook e 'websites'.

Greve dos motoristas mantém-se após falhar acordo em reunião de 10 horas

Os motoristas de matérias perigosas cumprem este sábado o sexto dia de uma greve convocada por tempo indeterminado, depois de ter falhado um acordo mediado pelo Governo numa reunião que durou cerca de 10 horas.

Produtores de leite estão preocupados com possível cenário "catastrófico" caso a greve dos motoristas continue

Os produtores de leite temem o pior se a greve dos motoristas de matérias perigosas continuar e dizem mesmo que o cenário pode ser catastrófico.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.