Greve/Enfermeiros: Requisição só deve funcionar onde serviços mínimos não são cumpridos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 fev (Lusa) -- O presidente da Associação dos Administradores Hospitalares defendeu hoje que a requisição civil no caso da greve dos enfermeiros deve ser aplicada apenas nos hospitais onde não estejam a ser cumpridos os serviços mínimos.

Em declarações à agência Lusa, Alexandre Lourenço considera que o adequado seria que a requisição civil não fosse genericamente para todos os enfermeiros em greve, mas antes para as unidades em que os serviços mínimos não foram cumpridos.

O representante dos administradores hospitalares entende que a requisição civil é um último recurso sempre a evitar, mas que fará sentido nos hospitais em que o cumprimento dos serviços mínimos não se verifica.

Alexandre Lourenço considera que nesta segunda "greve cirúrgica", em curso há uma semana, os serviços mínimos foram "muito alargados" em relação aos da primeira greve em blocos operatórios que decorreu no final do ano passado, "comprovando que os serviços mínimos da primeira greve não foram suficientes".

O Governo decretou hoje a requisição civil na greve dos enfermeiros em blocos operatórios, alegando que há incumprimento dos serviços mínimos.

A decisão foi tomada em Conselho de Ministros, sendo que a portaria deverá ser hoje publicada e ter efeitos imediatos.

ARP // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados