Novo presidente da TPNP diz que “é hora de reerguer e deixar de falar do passado”

| Norte
Porto Canal com Lusa

O novo presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) disse esta terça-feira ser "hora de reerguer e de deixar de falar do passado", prometendo "trabalhar em conjunto", "no presente e futuro" da região.

Atualizado 06-02-2019 11:59

"É isso que vamos fazer com todos aqueles que colaboram com a TPNP, desde os seus funcionários, todos os associados, sejam as autarquias, hoje tão bem representadas nesta sessão, por mais de 40 municípios, mas também com os privados que são estratégicos para o sucesso deste mandato que agora começa", afirmou Luís Pedro Martins que hoje tomou posse do cargo de presidente da Comissão Executiva da Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Luís Pedro Martins, que falava aos jornalistas no final da cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da TPNP, acrescentou que vai "unir esforços em nome da marca Porto e Norte" e "privilegiar os programas transversais ao território", apontando os exemplos dos Caminhos de Santiago e do projeto da estrada EN2.

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que presidiu à sessão, referiu que o turismo é um setor "de mobilização dos territórios, que acrescenta valor" e apelou ao "trabalho conjunto" de toda a região que, defendeu, deve "valorizar a diversidade do território".

O presidente da Mesa da Assembleia Geral da TPNP, João Manuel Esteves, que é também presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, alertou a secretária de Estado do Turismo para a necessidade de "mais promoção externa da região".

João Manuel Esteves defendeu a necessidade de "melhorar a oferta turística, ao nível dos recursos humanos, de reforçar a inovação e de simplificar procedimento para atrair mais investimento".

"Com isso obteremos maiores benefícios não só para os atores do setor mas também mais emprego e mais rendimento para as comunidades", disse.

O novo presidente da TPNP, que foi a eleições no dia 18 de janeiro com lista única, tomou hoje posse da função de presidente da Comissão Executiva da TPNP, para um mandato cuja duração são cinco anos.

Da equipa de Luís Pedro Martins fazem parte o vice-presidente Inácio Ribeiro (PSD), ex-presidente da Câmara de Felgueiras, e o vogal Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura.

João Manuel Esteves, presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, é o presidente da Mesa da Assembleia Geral da TPNP e Ângelo Manuel Moura, presidente da Câmara de Lamego, vai ser o secretário da Mesa da Assembleia Geral.

Para o Conselho de Marketing fazem parte a AETUR, município de Macedo de Cavaleiros, Termas de Vizela, HT Douro, Invest Braga, Taipas Turitermas e Associação de Comerciantes do Porto.

As eleições do passado dia 18 de janeiro foram antecipadas na sequência da detenção, em outubro, e prisão preventiva do anterior presidente da TPNP, Melchior Moreira, no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária designada por Operação Éter.

Melchior Moreira foi destituído da função de presidente da Comissão Executiva da TPNP e está em prisão preventiva no âmbito da Operação Éter, uma investigação que ainda está em curso e que está a investigar uma alegada viciação de procedimentos de contratação pública.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.