Extinta empresa responsável pela organização da Feira de S. Mateus em Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 13 fev (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou hoje a extinção da Expovis, empresa municipal responsável pela organização da Feira de S. Mateus, um certame que vai passar para a alçada de uma nova associação.

"Deliberámos extinguir a Expovis e constituir uma associação que vai assumir, não só a organização da Feira de S. Mateus, como a organização de outros eventos", avançou.

No final da reunião do executivo, o autarca do PSD explicou aos jornalistas que a extinção da Expovis foi aprovada tendo por fundamento a falta de enquadramento legal para a sua existência e funcionamento.

"A extinção foi o primeiro passo e vamos trabalhar na constituição desta nova associação logo após a deliberação da Assembleia Municipal", realçou.

A nova associação vai ter como parceiros fundadores a Câmara de Viseu e a AIRV (Associação Empresarial da Região de Viseu), tendo por objetivo que venha a ser participada por várias instituições.

"Em vez de a autarquia ser a dona do negócio, vai ser parceira, na lógica da participação de rede que defendemos. A autarquia não assumirá uma posição maioritária nesta gestão", esclareceu.

Almeida Henriques avançou ainda que para além da organização da Feira de S. Mateus, a nova associação irá assumir a organização de outro tipo de eventos, como a Agrobeiras ou outros, que têm em perspetiva.

"Vai poder prestar serviços a outras entidades, podendo até assumir-se como prestadora de serviços a outros municípios à volta, na execução de outros certames. Acaba por ter um objeto mais alargado, com participação ativa noutras matérias", acrescentou.

O antigo secretário de Estado da Economia assegurou que os direitos dos trabalhadores da extinta Expovis serão salvaguardados, passando a estar afetos à associação de direitos privados.

"Esta decisão determina ainda que deixe de estar em funções o doutor [José] Moreira e passe a ser a vereadora da Cultura a responsável direta nesta nova dinâmica", apontou.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.