Operadores privados mantêm trajetos para a Baixa do Porto até AMP comunicar mudanças

Operadores privados mantêm trajetos para a Baixa do Porto até AMP comunicar mudanças
| Norte
Porto Canal com Lusa

A alteração de términos para autocarros do Bolhão para o Dragão indicada pela Câmara do Porto não está a ser cumprida porque os operadores privados aguardam uma comunicação da Área Metropolitana do Porto (AMP), indicaram esta terça-feira as duas transportadoras.

Em causa está a decisão da Câmara do Porto de passar os términos de linhas de operadores privados que chegam ao Porto de outros concelhos, nomeadamente Gondomar, Valongo e Paredes, pelo canal de S. Roque da Lameira, do Bolhão para o Dragão.

A transferência, que gerou polémica nas últimas semanas entre os operadores privados, câmaras, juntas de freguesia e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP), estava agendada para hoje, mas, conforme constatou a Lusa no local, os autocarros continuam a seguir em direção à Baixa portuense.

Contactadas pela Lusa, duas empresas privadas de transporte de passageiros argumentaram que não se trata de um incumprimento, mas sim de respeitar a atual licença, atirando a responsabilidade para a Área Metropolitana do Porto (AMP).

"A Valpi opera todas as suas linhas tendo em conta os pressupostos das respetivas licenças, que determinam, entre outros aspetos, percursos, horários e tarifas. As linhas são autorizadas, através de licenças, por uma entidade reguladora que, no caso em concreto, é a AMP, a quem, inclusivamente, os municípios afetados por estes serviços delegaram competências de mobilidade. Até agora não obtivemos qualquer instrução de alteração dessas autorizações, que, a existir, terá de ser devidamente fundamentada", respondeu à Lusa o operador.

Também a Empresa de Transportes Gondomarense (ETG) descreveu que "as concessões/autorizações são dadas pela AMP com determinados parâmetros", nomeadamente o início e destino da carreira, o seu percurso, os horários de oferta e respetivo tarifário, para além do período autorizado, apontando que sua licença vigora até 03 de dezembro deste ano.

"As concessões/autorizações em causa são de carreiras intermunicipais, logo da competência da AMP. Qualquer autorização que se queira promover a estas autorizações, que resultem numa mudança estrutural e significativa na sua operacionalidade, a AMP terá que intervir e reunir com os operadores afetados", lê-se na resposta que a ETG enviou à Lusa, na qual invoca ainda o memorando de entendimento assinado entre a AMP e a ANTROP.

A ETG refere que “tais autorizações estão suportadas e protegidas pela Lei 52/2015, de 9/06, pela Delegação de Competências dadas à AMP por todos os municípios da AMP e relacionadas com o sistema de Mobilidade e Serviço Público de Transportes de Passageiros e, ainda, por um Memorando de Entendimento, acordado e assinado em 22 de dezembro e 2016 e válido até 31 de dezembro de 2023, entre a ANTROP e a AMP, que proíbe distorções no serviço público de transportes entre a STCP e os operadores privados".

A empresa garante ainda que “operará as suas carreiras de acordo com as autorizações que lhe foram dadas e confiadas pela AMP".

Confrontado com estes argumentos dos operadores privados, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, referiu à Lusa que "a AMP não tem como hábito notificar operadores em casos de obras", lembrando que estes tiveram várias reuniões com a Câmara do Porto para tentarem uma solução que agradasse a todos".

"Como isso não foi possível, lembram-se agora da AMP. A AMP vai receber os operadores decorrente de um pedido reunião da ANTROP e vai comunicar aos operadores as decisões da Câmara do Porto, mantendo com a Câmara do Porto um diálogo que ainda aprofunde mais os consensos que começaram a ser criados na última reunião", disse Eduardo Vítor Rodrigues.

Eduardo Vítor Rodrigues sustentou que este “é um processo lento, mas encontrar consensos nunca foi fácil e rápido".

A 28 de janeiro, a pedido de Eduardo Vítor, decorreu uma reunião na qual participaram autarcas do Porto, Gondomar, Valongo e Paredes.

Após essa reunião, a Câmara do Porto anunciou que algumas linhas de operadores privados, cujo término passou do Bolhão para o Dragão, farão essa transferência de forma faseada.

A Câmara do Porto apontava que as linhas 55, 69 e 70 da ETG, atualmente com o seu término na Rua Alexandre Braga, passarão "temporariamente" para o Campo 24 de Agosto.

Nesse dia, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, considerou que "a medida ficou aquém do desejado", enquanto o seu homólogo de Valongo, José Manuel Ribeiro, falou em "tratamento discriminatório".

A Lusa contactou a Câmara do Porto solicitando esclarecimentos sobre esta questão, mas até ao momento não obteve resposta.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.