Governo está a reavaliar modelo de participação do Estado nas indústrias de Defesa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 fev (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o Governo está a reavaliar o modelo previsto para as participações do Estado nas indústrias de defesa, na sequência do desenvolvimento da política comum de Segurança e Defesa.

Num discurso na sessão de abertura do I Seminário de Defesa Nacional, que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, António Costa classificou a indústria de defesa como "um ativo estratégico e um setor em que existe um importante interesse nacional".

A "aprovação da Lei de Programação Militar, o compromisso de investimento em defesa assumido no quadro da NATO e os recentes desenvolvimentos no âmbito da Defesa europeia sugerem assim a revisitação que está a ser feita pelo governo do modelo previsto para as participações do Estado nas indústrias de defesa", salientou.

A "reflexão" sobre o modelo que o Governo quer prosseguir terá em conta o "desenvolvimento que a política comum de segurança e defesa conheceu nos últimos dois anos e meio", disse.

A Estratégia Global da União Europeia para a Política Externa e de Segurança, aprovada em 2016, abriu caminho para a cooperação estruturada permanente e a criação do Fundo Europeu de Defesa, "iniciativas que concorrem para o desenvolvimento de capacidades europeias".

A existência de uma indústria de defesa nacional "associada a tecnologias de elevado valor acrescentado" estimulará a ligação aos centros de investigação e as universidades nacionais e potenciará o "seu envolvimento com os mercados internacionais de defesa", sustentou.

Prevê-se, disse, a participação dos Estados em programas multinacionais da União Europeia e da NATO que, "em última análise também melhora as perspetivas de sustentabilidade das Forças Armadas portuguesas", defendeu.

Sobre o contexto de segurança atual, António Costa destacou que todos os indicadores apontam Portugal como "um dos destinos mais seguros do mundo".

Contudo, "não estando isolado do mundo", não está imune a "um leque alargado de ameaças" o que implica um trabalho "permanente" de controlo de riscos e prevenção de ameaças, "preparando o país para não apenas mitigar ao máximo os efeitos dessas ameaças, caso ocorram, mas também restabelecer rapidamente as normais condições de funcionamento da sociedade".

Resumindo os quadros de cooperação nos quais Portugal participa em termos militares e de Defesa, António Costa frisou que em 2018 as operações e missões internacionais empenharam "uma média mensal de 860 militares, um aumento de 17%", em relação ao ano anterior.

"Portugal tem de estar presente com uma voz responsável e credível na miríade de organizações internacionais onde os países cooperam para garantir a regularidade do funcionamento e a segurança do sistema internacional", defendeu.

SF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.