Presidente da Câmara do Fundão diz que este é o momento para a regionalização

| Política
Porto Canal com Lusa

Fundão, Castelo Branco, 05 fev (Lusa) - O presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes (PSD), considerou hoje que este é o "momento essencial" para voltar a discutir a regionalização e sublinhou que esta é uma "questão estrutural" para a coesão do território.

"Este é o momento essencial para se voltar a discutir todo o modelo de desenvolvimento do país, nomeadamente o modelo regionalista, porque não é possível estarmos a falar de reforma do Estado e de processos associados à descentralização sem por em cima da mesa aquilo que também é a questão mais estrutural para a coesão do território, que é a regionalização", afirmou, em declarações à agência Lusa.

O autarca deste concelho do distrito de Castelo Branco assume-se como "regionalista convicto", defende que os modelos de proximidade são "o melhor caminho" para ajudar a resolver "problemas endémicos" e sublinha que é "indesmentível" que o atual modelo de organização nacional levou a um país "cada vez mais assimétrico", pelo que é necessário mudar.

Numa altura em que se está a avançar com um processo de descentralização, Paulo Fernandes também defende que os dois processos não são incompatíveis, bem pelo contrário.

"Não se pode pensar que a descentralização é oponente à regionalização ou vice-versa. Não são duas coisas contraditórias, porque a regionalização até pode acelerar a descentralização e, no momento em que se está a discutir a organização do Estado, nomeadamente ao nível das políticas territoriais e da coesão territorial, a questão [discutir a regionalização] impõe-se", disse.

Depois de lembrar que se está agora está a definir o próximo quadro comunitário de apoio, o autarca considerou que o período entre um a dois anos é uma "altura chave" para dar luz verde ao processo de regionalização de modo a que se possam definir os instrumentos e ferramentas de acesso a esses fundos.

Sobre a eventual realização de um novo referendo, o autarca social-democrata esclareceu que é favorável a tudo o que "possa reforçar a legitimidade do processo".

Na semana passada, um grupo de autarcas a Norte defendeu um novo referendo à regionalização feito a nível nacional, mas com contagem de votos "região a região", justificando aquele sistema com razões de "evolução de democracia" e de "inteligência do cidadão".

Entretanto, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, disse que, neste momento, a prioridade do Governo é a descentralização, alertando que a regionalização exigirá consenso e trabalho "para não correr o risco de voltar a perder".

Por seu turno, o presidente do PSD, Rui Rio, afirmou que só será a favor da regionalização se esta trouxer uma redução da despesa pública e defendeu que a sua concretização terá de passar por um novo referendo.

CYC (VSYM/ABYC) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.