Governo propõe tenente-general Carlos Jerónimo para chefia do Exército

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 fev (Lusa) - O Conselho de Ministros decidiu hoje propor ao Presidente da República a nomeação do tenente-general Carlos Hernandez Jerónimo para o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), deixado vago após a saída do general Pina Monteiro.

O nome proposto pelo Governo, após consulta ao Conselho Superior do Exército, foi anunciado hoje pelo ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, no final da reunião do Conselho de Ministros.

O tenente-general de Infantaria Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo, 58 anos, é desde 13 de setembro de 2013 Comandante das Forças Terrestres. Antes, desde 14 de janeiro de 2010, chefiou o Centro de Informações e Segurança Militar, no Estado Maior General das Forças Armadas.

Foi adido de Defesa em Marrocos e na Tunísia entre 1995 e 1998, e comandante do Contingente Nacional em Timor-Leste entre 2000 e 2003.

A nomeação e exoneração das chefias militares cabe ao Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas.

A lei prevê que os mandatos nos cargos de chefia dos ramos militares têm uma duração de três anos, prorrogável por dois anos.

Carlos Hernandez Jerónimo sucederá a Pina Monteiro, que tomou posse como Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas no passado dia 4 de fevereiro, perante Presidente da República.

Com a nomeação do próximo CEME ficará concluído o ciclo de mudanças nas chefias militares, iniciada em dezembro com a nomeação do almirante Macieira Fragoso como Chefe do Estado-Maior da Armada.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.