Governo discorda da 'troika' e diz que ajustamento salarial no privado já ocorreu

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 fev (Lusa) - O ministro do Emprego e da Solidariedade Social, Pedro Mota Soares, reafirmou hoje que o ajustamento salarial no setor privado já ocorreu, manifestando discordância com o Fundo Monetário Internacional (FMI) que insiste na flexibilização laboral em Portugal.

Em comunicado divulgado na terça-feira, o FMI insistiu que Portugal tem de ir mais longe na flexibilização do mercado de trabalho, pedindo a Lisboa para 'resistir' às pressões para aumentar a despesa pública.

"O Governo considera que o ajustamento salarial, nomeadamente, no setor privado, já ocorreu e portanto nada justifica que se deem mais passos para fazer mais ajustamentos", considerou Mota Soares em conferência de imprensa semanal após a reunião do Conselho de Ministros.

O governante lembrou que uma das matérias que esteve em discussão na última avaliação da 'troika' (composta pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) foi a possibilidade de baixar o salário mínimo para os mais jovens e "essa matéria teve a objeção total e frontal do Governo".

"Hoje reafirmamos, como já o dissemos no passado, discordamos de uma parte da 'troika', de um elemento da 'troika', neste caso, do FMI", reforçou Mota Soares.

A vice-diretora do FMI, Nemat Shafik, refere num comunicado no qual anunciou a conclusão da aprovação da 10.ª avaliação ao programa de ajustamento de Portugal e o desembolso de uma "tranche" de 910 milhões de euros, que um "aumento do investimento, em especial no setor transacionável, é necessário para gerar mais emprego e gerar os excedentes externos necessários para anular os desequilíbrios".

Na nota enviada às redações, a organização liderada por Christine Lagarde qualificou como "louvável" a forma como o Governo português tem implementado o programa de ajustamento, "apesar dos contratempos legais", numa referência aos chumbos do Tribunal Constitucional de algumas medidas propostas pelo executivo de Lisboa.

SMS (SCA)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".