Governo nega já ter optado por 'saída à irlandesa'

Governo nega já ter optado por 'saída à irlandesa'
| Economia
Porto Canal

O Governo PSD/CDS-PP negou hoje, através do ministro da Presidência, que já tenha optado por sair do atual programa de resgate 'à irlandesa', sem um programa cautelar, e comunicado essa intenção à 'troika'.

Em resposta à comunicação social, na conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes afirmou que a opção entre adotar ou não um programa cautelar só será tomada mais para a frente, "no momento certo", e que "o momento certo não é com três meses de antecedência".

Segundo o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, "o país tem todo o interesse em ir analisando as circunstâncias e só tomar essa decisão quando tiver mesmo de a tomar, e esse momento ainda não chegou".

"Temos tempo. Temos de avaliar a evolução da situação para, no momento certo, escolher aquela que seja a melhor solução para o país", sustentou Luís Marques Guedes, acrescentando que "não se trata aqui de escolhas de interesse político-partidário", mas sim de "encontrar a solução que seja a mais interessante para o país".

Reagindo a uma notícia de hoje do Diário Económico segundo a qual o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, "já disse à 'troika' que Portugal quer sair à irlandesa", o ministro da Presidência considerou que "se trata de um caso típico de uma manchete jornalística inventada", neste caso, com "50% de hipóteses de acertar".

A posição do Governo sobre esta matéria "já foi repetida à exaustão", referiu Luís Marques Guedes: "Já foi repetida à exaustão pelo senhor primeiro-ministro, pela senhora ministra de Estado e das Finanças, pelo senhor vice-primeiro-ministro, por mim próprio, por vários outros membros do Governo".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.