Duzentos pilotos esperados nas corridas de Vila Real

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Real, 13 fev (Lusa) -- A organização das corridas automóveis de Vila Real revelou hoje que espera a participação de cerca de 200 pilotos espalhados pelas oito provas confirmadas no regresso do evento à cidade transmontana, entre 21 e 22 de junho.

O regresso das provas de automobilismo à cidade transmontana foi uma das bandeiras da campanha eleitoral do PS, que acabou por ganhar as últimas eleições autárquicas neste município.

As corridas vão realizar-se no fim de semana de 21 e 22 de junho, integradas nas Festas da Cidade.

Para organizar a prova, foi também criada a Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real (APCIVR).

José Silva, responsável desta associação, afirmou que o calendário das corridas "está praticamente assegurado" e estão "já confirmadas oito provas".

Em Vila Real, os pilotos vão correr para o Campeonato Nacional de Velocidade, o Campeonato Nacional de Clássicos, o Classic Super Stock, o Super Seven by Kia, o Troféu 500 Abarth, o Challenge Desafio Único, o Single Seater Series e o Historic Endurance.

"O Historic Endurance será talvez a prova mais emblemática de todo o fim de semana. Esta é a prova que vai trazer de volta alguns dos míticos carros que correram nos anos de ouro na nossa cidade, nas décadas de 60 e 70", salientou.

Segundo José Silva, a nível europeu esta corrida decorre apenas em mais dois países, nomeadamente em França e em Espanha, e em Portugal, apenas nos autódromos do Estoril e Portimão.

"O único circuito citadino onde ela vai ocorrer é exatamente Vila Real", frisou.

Para estas provas, a organização espera a participação de cerca de duas centenas de pilotos, alguns dos quais estrangeiros.

Até junho, a APCIVR e a Câmara de Vila Real vão realizar várias ações de promoção em Portugal e também na Galiza, à semelhança do que aconteceu no último fim de semana com a participação na Xantar, em Ourense, onde aproveitou esta feira gastronómica para divulgar o evento.

"A Galiza é uma grande aposta porque há uma grande proximidade, há gostos e culturas similares. Portanto, temos que potenciar todo este mercado, todo este território", afirmou o presidente da autarquia, Rui Santos.

Depois de Ourense será Santiago de Compostela, Lisboa e Aveiro. O objetivo é realizar, pelo menos, um evento por mês relacionado com o circuito que é considerado como a "maior bandeira turística local".

As primeiras corridas no circuito criado por Aureliano Barrigas realizaram-se em 1931, incluídas no programa das festas da cidade.

Durante várias décadas, milhares de pessoas visitavam anualmente Vila Real para assistir às corridas de automóveis, que se tornaram um dos "maiores eventos de Trás-os-Montes e Alto Douro" até terminarem em 1991, depois da sucessão de vários acidentes graves.

O anterior executivo de Manuel Martins (PSD) retomou o circuito em 2007, mas o evento só se realizou até 2010.

Agora, o objetivo é que as corridas se realizem todos os anos e que a sua internalização possa ocorrer a partir de 2015.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Última sessão prévia à 27.ª jornada da Liga

O plantel principal do FC Porto voltou, na manhã desta sexta-feira, ao Olival para concluir a preparação para a deslocação ao Estoril, um jogo da 27.ª jornada da Liga que arrancará às 20h30 de sábado (Sport TV) no estádio António Coimbra da Mota.

"O Sérgio Conceição é um caso à parte enquanto treinador"

“Um caso à parte enquanto treinador”, “um craque” que “tem conseguido blindar tudo”, que trouxe de volta “a competitividade” caraterística do clube e que é, por isso, “a figura número um, a par do presidente”.