20.ª edição do Correntes D'Escritas tem o maior orçamento de sempre

| Norte
Porto Canal com Lusa

Póvoa de Varzim, Porto, 31 jan (Lusa) - A 20.ª edição do Correntes D'Escritas, encontro de escritores de expressão ibérica que se realiza na Póvoa de Varzim, terá este ano o maior orçamento de sempre, confirmou hoje Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal.

O também vereador da Cultura da autarquia poveira, entidade que promove este certame desde o ano 2000, partilhou que os custos na organização desta edição rondam 300 mil euros, numa verba que terá comparticipação do Turismo de Portugal.

"Sendo o ano em que queremos dar destaque à maior edição do Correntes, justifica-se termos o maior orçamento de sempre. Temos um apoio de 50 por cento do Turismo de Portugal, através das verbas da Zona de Jogo, e se gastarmos 150 mil euros, temos um apoio igual do Turismo de Portugal", explicou Luís Diamantino.

O autarca não considera que essa verba seja uma despesa, mas sim um investimento, afirmando que "apostar na Cultura como veículo de desenvolvimento do concelho e como forma de promoção turística da Póvoa de Varzim, inclusive além-fronteiras, tem sido uma aposta ganha".

Esta edição do Correntes d'Escritas, que se realiza de 16 a 27 de fevereiro, vai trazer à cidade nortenha 140 escritores, de 20 países de expressão ibérica, para uma série de acontecimentos em forma de debate, tertúlias, exposições, concertos e lançamentos de livros, no que já é considerado o maior evento literário em Portugal.

"Estamos a falar de um encontro que consegue juntar, numa sala, centenas de pessoas para ouvir falar de livros e literatura, o que não é normal em Portugal. É uma grande festa onde todos participam", vincou Luís Diamantino.

O autarca enalteceu a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que estará na cerimónia de abertura no anúncio dos prémios literários, e do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que profere a conferência inaugural, destacando, também, algumas das iniciativas icónicas do certame.

"Continuámos a aposta na ida dos escritores às escolas, no envolvimento da cidade com a leitura de poesia nas lojas e nas ruas, e na organização da feira do livro, tudo para promover um contacto mais próximo entre o público e os escritores", sublinhou Luís Diamantino.

O vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim retirou a vontade da autarquia realizar a candidatura ao estatuto de 'Cidades Criativas da UNESCO', lembrando que o "processo ainda não abriu, mas já está já ser preparado".

Entre a extensa lista de autores participantes nesta histórica edição do Correntes D'Escritas destacam-se um vencedor do prémio Cervantes, o nicaraguense Sergio Ramírez, três prémios Camões (Arménio Vieira, Germano Almeida e Hélia Correia) e cinco prémios literários Casino da Póvoa (Lídia Jorge, Ana Luísa Amaral, Manuel Jorge Marmelo, Juan Gabriel Vásquez, além de Hélia Correia).

O Cine-Teatro Garrett volta a ser o epicentro de toda a programação, mas os cerca de 500 lugares disponíveis da sala já começam ser poucos para tanta procura, levando a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim a pensar em outras alternativas já para as próximas edições.

JPYG (TDI) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.