APAF manifesta "grande preocupação" com redução de policiamento no futebol

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 29 jan (Lusa) -- A Associação Portuguesa de Árbitros Futebol (APAF) manifestou hoje "grande preocupação" com a redução de policiamento nos jogos das competições não profissionais, face às "mais de 100 agressões a árbitros" que contabilizou nos últimos dois anos.

Em comunicado, o organismo reforça a preocupação perante a "surpreendente notícia", que, acredita, "em nada irá contribuir para melhorar o atual clima que se vive no futebol português, muito pelo contrário".

"É com grande preocupação que tomamos conhecimento de que a direção nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) irá reduzir drasticamente o policiamento na maior parte dos jogos das competições não profissionais", reforça o documento.

Segundo a mesma nota, a violência "em recinto desportivo prolifera pelo país", sendo que contabilizou já "mais de 100 agressões a árbitros" nos últimos dois anos, não contando com outras situações, considerando que o policiamento é necessário no futebol de formação e distritais.

"Também não deixa de surpreender o 'timing' escolhido para iniciar a aplicação de uma norma de 2012 [a lei 216/2012]. A APAF defende que se aguarde pelo final da época em curso, ou pela aprovação da nova legislação que pretende combater os fenómenos de violência associados aos espetáculos e atividades desportivas, que se encontra em discussão na Assembleia da República", acrescentam.

Na opinião deste organismo, a medida poderá contribuir para colocar em causa a prática desportiva, pelo que apresenta "total disponibilidade para colaborar" com a procura de soluções.

SIYF // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".