Empresas do calçado pagavam em média a 78 dias em 2012

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 12 fev (Lusa) -- As empresas do setor do calçado pagavam, em média, a 78 dias durante o ano de 2012, segundo um estudo apresentado hoje pela COSEC, que revela que metade das companhias mostra uma tensão de tesouraria nula.

De acordo com o estudo feito pela COSEC em parceria com a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) e referente aos anos de 2010 a 2012, "o calçado apresenta prazos de recebimento inferiores à média nacional e bastante superiores no caso dos prazos de pagamento".

Desta forma, o setor tinha um prazo médio de pagamento (PMP) de 78 dias em 2012, acima da média nacional de 66 dias, mas, em termos de prazos médios de recebimento (PMR), o setor colocava-se numa média também de 78 dias, abaixo dos 84 a nível do país.

"O sector do calçado compara bem com os restantes setores em Portugal. Apesar dos prazos de pagamento, em 2012, serem de 78 dias e 18% acima da média nacional, o equilíbrio entre o PMP e PMR no sector de calçado reflete, em média, uma tensão de tesouraria nula", referem os autores do documento.

Mais de metade das empresas estudadas têm uma "tensão de tesouraria inferior a zero", ou seja, recebem mais rápido do que pagam, e "43% das empresas do sector têm um ciclo de tesouraria superior a 60 dias e indiciam necessidades de fundo de maneio mais elevadas".

"As exportações são um fator dinamizador na gestão de tesouraria das empresas do sector do calçado, favorecendo a competitividade e eficácia na gestão de tesouraria", realçam os autores.

As exportações da indústria portuguesa de calçado aumentaram 8% em 2013 e ultrapassaram, pela primeira vez, o máximo histórico de 1.700 milhões de euros, anunciou, na terça-feira, a associação setorial.

Em comunicado, a APICCAPS destacou que, desde 2010, o setor já cresceu 28%, sendo hoje o preço médio do calçado português o segundo mais alto do mundo, atingindo os 23,45 euros.

TDI (PD)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.