Espírito Santo Saúde estreia-se em bolsa a perder 2%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 fev (Lusa) -- A Espírito Santo Saúde (ESS) fechou hoje a perder mais de 2% para 3,13 euros, no dia em que se estreou em bolsa.

As ações de um dos maiores grupos privados de saúde portugueses começaram hoje a negociar no índice geral da praça lisboeta, tendo fechado a sessão a cair 2,19% para 3,13 euros, num movimento descendente já antecipado pelos mercados. Os títulos transacionados foram 4,2 milhões.

A Espírito Santo Saúde apresentou, a semana passada, os resultados da operação em que abriu 49% do seu capital social, tendo as ações sido vendidas a 3,20 euros cada uma, o preço mínimo do intervalo fixado que ia até 3,90 euros.

Após a operação, em que a procura ficou quase igual à oferta (104,9%), 39,2% do capital ficou colocado em investidores institucionais, 9,27% no público em geral e apenas 0,53% em colaboradores da Espírito Santo Saúde.

Os restantes 51% pertencem à Espírito Santo Health Care Investments, continuando assim o grupo Espírito Santo a controlar a empresa.

Fundada em 2000, a Espírito Santo Saúde é um dos maiores operadores de saúde privado português, detendo oito hospitais privados, um deles gerido em regime de Parceria Público-Privada (Hospital Beatriz Ângelo, em Loures), sete clínicas e duas residências sénior, contando com 8.907 funcionários. A empresa liderada por Isabel Vaz fechou setembro de 2013 com resultados operacionais de 279,5 milhões de euros e lucros de 9,1 milhões de euros.

O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, fechou hoje no vermelho, a recuar 0,41%, ficando abaixo da barreira dos 7.000 pontos, em contraciclo com as principais praças europeias, penalizado pela Galp e pela EDP.

IM (ND) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.