Ricardo Espírito Santo diz estar disponível para presidir ao BES se accionistas apoiarem

| Economia
Porto Canal / Agências

São Paulo, 12 fev (Lusa) - O presidente do Espírito Santo Investment Bank Brasil, Ricardo Abecassis Espírito Santo Silva, afirma estar disponível para suceder a Ricardo Salgado na presidência do Banco Espírito Santo (BES), caso os acionistas o apoiem para o cargo.

"Estou sempre disponível aos desafios que se me apresentem, se os acionistas assim o quiserem", afirmou hoje à Lusa, durante um seminário em São Paulo, no Brasil, quando questionado sobre uma eventual escolha para suceder a Ricardo Salgado.

Espírito Santo Silva disse que a sucessão "é um processo que se conversa internamente no grupo, mas não há pressão e nem data" para ocorrer.

Após terem sido tornadas públicas tensões entre Ricardo Salgado e o presidente do BES Investimento, José Maria Ricciardi, no ano passado, o nome de Ricardo Abecassis Espírito Santo Silva tem sido apontado como uma opção para a presidência do banco.

Ricardo Abecassis Espírito Santo Silva participou hoje no seminário 'Oportunidade em Portugal: Golden Visa e o regime do residente fiscal não habitual', organizado por dois escritórios de advogados em São Paulo, no qual falou sobre a economia portuguesa.

De acordo com o responsável, a economia do país está a recuperar e a dar sinais de confiança aos investidores estrangeiros.

Ricardo Espírito Santo Silva realçou a diminuição da dependência de Portugal em relação à 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) e o bom momento das exportações, que têm vindo a diversificarem-se para países africanos e China.

FYB // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.