Fisco devolve coimas pagas por quem falhou inscrição no Via CTT

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 jan (Lusa) - A Autoridade Tributária e Aduaneira anunciou hoje que vai devolver até quinta-feira o valor das coimas pagas pelos contribuintes que falharam a inscrição na caixa postal eletrónica ViaCTT no prazo previsto para o fazerem.

A devolução do valor das coimas vai abranger os 8.354 processos em que houve pagamento por parte dos contribuintes, contando a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) que as transferências "se tornem efetivas, com os valores na conta bancária, já na próxima quinta-feira, dia 24 de janeiro", segundo refere um comunicado do Ministério das Finanças.

Em junho do ano passado milhares de contribuintes foram notificados pela AT pelo facto de terem deixado passar o prazo para se inscreverem na ViaCTT, no regime que vigorou até 2018.

Em causa estão os contribuintes que não estão abrangidos pelo regime de isenção de IVA, que é possível para quem fatura menos de 10 mil euros por ano.

Na ocasião foram instaurados 48.285 processos de contraordenação por falta de comunicação de adesão àquela caixa postal eletrónica. Deste total, adianta o Ministério das Finanças, 48.052 foram anulados, enquanto 8.354 registaram pagamento.

"Concluída a anulação dos processos, a Autoridade Tributária e Aduaneira irá proceder à restituição das respetivas coimas nos processos que registaram pagamento", refere o comunicado adiantando que daquele total, 233 processos foram extintos pela AT.

LT // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.