Tráfico de cocaína da Colômbia punido em Matosinhos com prisão até oito anos e meio

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Tribunal de Matosinhos aplicou esta segunda-feira penas até oito anos e meio de prisão a três pessoas por tráfico de cocaína da Colômbia para Portugal no fundo falso de um contentor.

Atualizado 22-01-2019 10:27

A única pessoa portuguesa do grupo, uma contabilista de Valença, no Alto Minho, foi condenada a oito anos de cadeia, menos seis meses do que a pena aplicada a dois estrangeiros envolvidos neste caso.

Um outro homem estrangeiro, que o tribunal considerou ter tido “menos gravoso” no caso, foi condenado a quatro anos e meio de reclusão, pena suspensa por igual período.

Relativamente a um quinto arguido, de igual modo estrangeiro, o coletivo de juízes de Matosinhos optou pela absolvição, porque “não havia prova suficiente para o enquadrar nos atos em causa”.

Nas alegações finais, em 14 de janeiro, o Ministério Público (MP) tinha pedido a condenação de todos os cinco arguidos, que estavam acusados pela prática de um crime de tráfico de droga agravado.

A acusação deste processo surgiu após a Polícia Judiciária ter encontrado 39 quilos de cocaína no fundo falso de um contentor de peles que tinha chegado ao porto de Leixões em 09 de setembro de 2017.

Segundo o MP, a polícia deixou que o contentor seguisse para o destino que os arguidos planeavam, Valença, no Alto Minho, atuando nessa altura.

O processo chegou a ter um sexto arguido, que vai ser julgado em separado.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.