Denúncia de transações suspeitas de branqueamento de capitais em Macau sobe 20.45%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 22 jan (Lusa) - Macau registou no ano passado 3.716 participações de transações suspeitas de branqueamento de capitais e/ou de financiamento do terrorismo, mais 20,45% do que em relação a 2017, anunciaram as autoridades.

O aumento "deveu-se principalmente ao aumento significativo do número" de transações "reportadas por instituições financeiras, companhias de seguros e outras instituições", acrescentou o Gabinete de Informação Financeira (GIF) em comunicado.

A maioria das denúncias provém do setor do jogo (56.16%) e financeiro (30.19%).

No primeiro semestre de 2018 tinham sido registadas já 2.187 participações, mais 43,2% do que no período homólogo em 2017.

De acordo com o GIF, Macau recebera em 2017 um total de 3.085 participações de transações suspeitas de branqueamento de capitais e/ou de financiamento do terrorismo.

Os setores referenciados, como os casinos, são obrigados a comunicar às autoridades qualquer transação igual ou superior a 500 mil patacas (52,2 mil euros).

JMC (MIM) // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.