Comércio entre China e países lusófonos sobe 25,3% entre janeiro e novembro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 22 jan (Lusa) - As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa atingiram, entre janeiro e novembro passados, 134,981 mil milhões de dólares (cerca de 119 mil milhões de euros), anunciaram as autoridades chinesas.

De acordo com as estatísticas dos serviços da Alfândega chineses, publicadas na segunda-feira, este valor representou um aumento de 25,3% em relação a igual período do ano anterior.

Entre janeiro e novembro de 2018, as importações da China de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste cifraram-se em 96,670 mil milhões de dólares, o que representa uma subida homóloga de 29,3%, segundo os mesmos dados publicados no site do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de língua portuguesa.

As exportações chinesas para o bloco lusófono foram de 38,311 mil milhões de dólares, um aumento de 16,1% relativamente ao mesmo período de 2017, indicaram.

Em novembro passado, o volume das trocas comerciais desceu 8,56% em relação ao mês anterior para 12,682 mil milhões de dólares.

Em outubro de 2018, as trocas comerciais entre a China e os países lusófonos tinham registado um aumento de 1,8% em relação a setembro, para 13,9 mil milhões de dólares, enquanto entre janeiro e outubro passados, o comércio bilateral foi 122,300 mil milhões de dólares (107,6 mil milhões de euros), ou mais 24,8%.

Nos primeiros 11 meses do ano, o Brasil manteve-se como o principal parceiro da China, com trocas comerciais no valor de 101,553 mil milhões de dólares.

No fundo da tabela, surge São Tomé e Príncipe, com 6,52 milhões de dólares.

Já entre Portugal e a China, as trocas comerciais alcançaram, entre janeiro e novembro passados, 5,53 milhões dólares, com Lisboa a importar mercadorias no valor de 3,45 mil milhões de dólares e a exportar para Pequim 2,088 mil milhões de dólares.

EJ // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.