Gleison e Luizão dão vitória ao FC Porto B frente ao Estoril

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto B recebeu e derrotou o Estoril por 2-0, no Estádio de Pedroso, em desafio da 18.ª jornada da Ledman Liga Pro, a qual marcou o início da segunda volta. Os azuis e brancos, que passam a somar 27 pontos e ascendem provisoriamente ao quinto lugar da classificação, alcançaram o terceiro triunfo consecutivo e o sexto nos sete confrontos mais recentes, aumentando para sete o número de jogos sem sofrer golos em 2018/2019.

Atualizado 21-01-2019 14:47

Na melhor série da época, com cinco vitórias nas últimas seis partidas em que marcou 11 golos e sofreu apenas dois, o FC Porto B enfrentava um candidato assumido ao título, embora o Estoril tivesse sofrido duas derrotas e consentido um empate nos últimos três encontros. Rui Barros fez alinhar dois jogadores da equipa A (Diogo Costa e Diogo Leite) e apresentou duas alterações face ao onze que defrontou o Vitória de Guimarães B na 17.ª jornada: saíram João Mário e Rui Pires para as inclusões de Madi Queta e Paulo Estrela, que realizou o primeiro jogo pelos bês portistas esta temporada.

Começou mais ameaçador o FC Porto e logo aos três minutos Kelechi bateu um livro do lado esquerdo a que Diogo Leite, no centro da grande-área visitante, deu seguimento com um cabeceamento que pôs César Augusto em alerta. Pouco depois, foi a vez de o nigeriano ser o protagonista com um remate de longe ainda desviado pela defesa contrária. Sucediam-se as iniciativas portistas e ao minuto 14 o moldavo Oleg, numa das habituais incursões pela esquerda, faz o cruzamento a que Gleison, ao segundo poste, não correspondeu por muito pouco.

O Estoril começou a reagir após o primeiro quarto de hora e um passe de rutura do lateral direito João Góis desmarcou o ponta de lança Jonata, que rematou prontamente mas sem pontaria. Jonata voltou a estar em evidência à meia hora ao cabecear uma bola que criou sobressalto na defensiva portista. Já perto do descanso, Madi Queta esteve muito perto de dar vantagem aos dragões em duas ocasiões: primeiro, aos 43 minutos, desferiu um remate cruzado que fez a bola passar muito perto do poste direito da baliza defendida por César Augusto; em período de compensação, desviou na pequena área uma bola endossada da direita de Gleison a que o guardião brasileiro do Estoril se opôs à altura com um encurtamento decisivo.

O conjunto portista terminou melhor a etapa inicial, mas a segunda parte arrancou com a equipa visitante a dispor de uma interessante oportunidade de golo. João Góis, um dos futebolistas em maior destaque no Estoril, teve espaço e tempo na grande área portista para atirar à baliza, acabando, no entanto, por falhar o alvo. A resposta do FC Porto não demorou e quando decorria o minuto 57 Gleison partiu para uma jogada individual e deixou um sinal do que aconteceria um pouco mais tarde.

O número 82 destacou-se novamente aos 68 minutos e uma vez mais deu trabalho a César Augusto num lance em que o guarda-redes estorilista perdeu uma bola depois de ter sido pressionado por Romário Baró. Gleison tanto tentou que acabou mesmo por colocar o FC Porto na frente do marcador no minuto seguinte, após uma recuperação de Musa, pela direita, e uma assistência de Luizão, assinando o quarto golo na temporada. O 1-0 embalou os pupilos de Rui Barros e Luizão, ao minuto 72, deu maior conforto aos portistas com um remate forte na sequência de um ataque pelo lado direito, rubricando o segundo golo esta época.

Até ao fim, o FC Porto foi gerindo tranquilamente o resultado, sendo que o Estoril só criou perigo aos 80 minutos através do brasileiro Jonata, que apenas com Diogo Costa pela frente permitiu ao jovem guardião uma intervenção esforçada.

Na próxima ronda da Ledman Liga Pro, a 19.ª, que se disputa apenas a 29 de janeiro (16h00), o FC Porto B desloca-se ao Algarve para medir forças com o Farense.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-ESTORIL, 2-0
Ledman Liga Pro, 18.ª jornada
19 de janeiro de 2019
Estádio de Pedroso

Árbitro: José Rodrigues
Assistentes: André Lopes Dias e Vasco Marques
Quarto árbitro: Pedro Martins

FC PORTO B: Diogo Costa; Musa Yahaya, Diogo Queirós, Diogo Leite, Oleg, Paulo Estrela, Kelechi, Romário Baró, Luizão, Madi Queta e Gleison
Substituições: Madi Queta por João Mário (75m), Gleison por Santiago Irala (81m), Romário Baró por Diego Landis (90m)
Não utilizados: Mouhamed Mbaye, João Lameira, Rui Costa, Moreto
Treinador: Rui Barros

ESTORIL: César Augusto; João Góis, Diakhité, Diney, Rafael Furlan , João Patrão, Gonçalo, Filipe, Matheus, Aylton e Jonata.
Substituições: Filipe Soares por Roberto (67m), Matheus Nunes por Renat Dadashov (73m), João Patrão por João Cardoso (88m)
Não utilizados: Thierry, João Basso, André Leal, Pedro Queirós
Treinador: Luis Freire

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Gleison (69m), Luizão (72m)
Disciplina: cartão amarelo para Luizão (57m)

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.