OPEP revê em alta procura mundial de petróleo para 2014

OPEP revê em alta procura mundial de petróleo para 2014
| Economia
Porto Canal

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reviu hoje em alta as estimativas da procura mundial de petróleo para 2014, graças a uma recuperação mais acentuada da atividade económica dos países da OCDE.

O cartel, que fornece cerca de 35% do petróleo mundial, estima que a procura mundial de petróleo atinja 90,98 milhões de barris por dia, ou seja mais 0,08 milhões de barris por dia que a anterior estimativa de janeiro.

Para 2013, a organização reviu em alta ligeira a procura de petróleo para 89,99 milhões de barris por dia.

"A recuperação económica dos Estados Unidos continua com uma dinâmica melhor que o previsto", explica a OPEP no relatório mensal, sublinhando também a continuação da "lenta recuperação" dos países da zona euro, com "um fraco ritmo de crescimento".

Os países da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico) registarão uma contração da procura de petróleo de 0,13 milhões de barris por dia em 2014, uma estimativa melhor que a do mês precedente, quando a OPEP previa uma quebra de 0,19 milhões de barris por dia.

O aumento de 1,09 milhões de barris por dia entre 2013 e 2014 da procura mundial de petróleo será uma vez mais sustentado pelos países emergentes, incluindo a China cuja procura deverá aumentar 0,34 milhões de barris por dia em 2014 para 10,40 milhões de barris por dia. Este aumento está em linha com o previsto entre 2012 e 2013 (mais 0,33 milhões de barris por dia).

Para a região da América, a "procura norte-americana de petróleo continuou com uma forte tendência para a alta no quarto trimestre de 2013", sublinha a OPEP, quando os números provisórios disponíveis para dezembro de 2013 e janeiro de 2014 indicam a manutenção desta tendência positiva para os próximos meses.

Na Europa, o consumo de petróleo dos quatro grandes países (Alemanha, Reino Unido, França e Itália) registou um ligeiro aumento em dezembro, refere ainda a OPEP.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.