Caso BPP: João Rendeiro considera "absurdas" as acusações e nega ocultação de informação

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 fev (lusa) - O fundador do Banco Privado Português (BPP) considerou hoje "absurdas" as acusações que o levaram a julgamento, designadamente que foi ocultada informação aos clientes sobre investimentos do BPP em ações do BCP, que resultaram em prejuízos elevados.

"Sou economista e continuo a ter dificuldade em entender a acusação", declarou João Rendeiro, na qualidade de arguido, ao prestar as primeiras declarações no julgamento que hoje se iniciou nas Varas Criminais de Lisboa e que sentou ainda no banco dos réus Salvador Fezas Vital, ex-administrador do BPP. O terceiro arguido, Paulo Guichard, também antigo gestor do banco, que reside no Brasil, esteve ausente da audiência.

Em resposta a perguntas do coletivo de juízes, presidido por Nuno Salpico, João Rendeiro frisou que foi presidente do banco, mas que deixou de exercer funções executivas a partir de 2005, para se dedicar à Private Equity, ou seja à área de capital de risco.

João Rendeiro explicou ao tribunal que, em termos estratégicos, o BPP decidiu investir na compra de ações do BCP, que estava envolvido numa Oferta Pública de Aquisição (OPA) com o Banco BPI, admitindo que as diversas "guerras internas" no BCP, nomeadamente entre Paulo Teixeira Pinto e Jardim Gonçalves, não eram do conhecimento dos responsáveis do BPP.

O fundador do BPP, que responde pelo crime de burla qualificada, falou ainda da "facilidade" com que o BPP obteve um financiamento avultado junto do banco norte-americano JP Morgan para apostar nos títulos do BCP e da queda acentuada da sua cotação em janeiro de 2008, altura em que Filipe Pinhal ficou "inibido" de se candidatar à direção do BCP por ser um dos visados numa investigação que estava em curso.

Explicando a desvalorização acentuada das ações do BCP nessa altura, João Rendeiro lembrou que os investidores "não gostaram da indigitação" de Carlos Santos Ferreira para a presidência do banco fundado por Jardim Gonçalves, tendo a nomeação do gestor, em pleno governo de José Sócrates (PS), sido entendida como uma espécie de "estatização do BCP", com a entrada de uma equipa que vinha da Caixa Geral de Depósitos e que integrava o antigo ministro socialista Armando Vara.

João Rendeiro explicou que o BPP não se deixou, contudo, "impressionar" com a queda do valor das ações do BCP, mantendo o entendimento que se tratava ainda de um "bom investimento", apesar de o banco estar na altura envolvido num processo de aumento de capital, o que não agrada aos investidores, já implica a diluição do valor das ações ou, nas palavras do arguido, "pôr dinheiro em cima da mesa".

Os problemas de liquidez do BPP e a supervisão do Banco de Portugal levaram João Rendeiro a ter uma reunião com os supervisores bancários em 31 de janeiro de 2008, em que ficou decidido que teria de comunicar aos investidores da Privado Financeiras um aumento de capital.

A inquirição de Rendeiro foi precedida de uma alegação inicial do seu advogado José Miguel Júdice, que atacou a acusação do Ministério Público e apontou para a inocência do seu cliente.

Segundo a acusação, a atuação dos arguidos teve como consequência um prejuízo patrimonial para os clientes da Privado Financeiras, veículo de investimento do universo BPP, calculado em 40 milhões de euros.

O MP considera que Rendeiro, Fezas Vital e Guichard "enganaram os ofendidos, todos clientes do BPP e investidores na Privado Financeiras", já que criaram "de forma voluntária, consciente e intencional uma errada convicção acerca da sustentabilidade financeira deste veículo [Privado Financeiras]".

Francisco Pinto Balsemão e Stefano Saviotti são os nomes mais sonantes da extensa lista de testemunhas que irá depor neste julgamento, que é o primeiro a arrancar no âmbito do chamado Caso BPP.

Em outubro, uma fonte judicial revelou à Lusa que está em investigação um outro processo "importante" do BPP, relacionado com a primeira intervenção no banco e que incide sobre vários aspetos ligados à gestão, aos clientes e ao fisco. Neste processo principal existem múltiplos indícios da prática de crimes económico-financeiros.

FC/DN.// ATR

lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.