Sérgio Conceição: "Fizemos um bom jogo a todos os níveis"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Elogios de baliza a baliza. Foi esta a mensagem de Sérgio Conceição depois da vitória em Trás-os-Montes frente ao Desportivo de Chaves (4-1), naquela que foi a primeira jornada da segunda volta do campeonato. O treinador do FC Porto deu os parabéns aos seus jogadores, que mantêm a boa forma mesmo com tantos jogos num curto espaço de tempo. Garantidos mais três pontos, os Dragões seguem isolados na liderança da Liga NOS, com 46 pontos, e mantêm, pelo menos, a vantagem pontual que traziam para esta 18.ª jornada.

Atualizado 19-01-2019 10:53

Eficácia da defesa ao ataque
“A eficácia está ligada ao nosso processo ofensivo, mas associado ao equilíbrio defensivo que tivemos ao longo do jogo. Foi um jogo muito consistente da minha equipa, no que é atacar a baliza e criar oportunidades de golo. Tivemos ainda mais ocasiões para fazer mais do que os quatro golos. Fizemos um bom jogo, onde fomos inteligentes para chegar a situações de cruzamento. O Chaves apresentou-se com um bloco baixo, com os dois setores mais recuados muito juntos, o que deixou pouco espaço por dentro. Isso implicaria que a equipa tivesse que circular a bola de uma forma rápida, com largura e com eficácia, e aproveitar o curto espaço que tínhamos atrás da linha defensiva, principalmente nas movimentações de fora para dentro, tal como o Corona fez no nosso terceiro golo, após o passe do Herrera. Soubemos dar a volta às dificuldades que o Chaves nos impos, fizemos um bom jogo a todos os níveis, mesmo a nível defensivo, nunca deixamos o Chaves sair para o ataque com perigo, estivemos sempre de uma forma equilibrada no jogo. Parabéns aos jogadores, porque conseguiram depois de dois dias, e quando digo dois dias é porque só saímos de Matosinhos depois da meia-noite, darem esta resposta e conseguirem não ter nenhuma quebra na segunda parte. Sofremos aquele grupo, mas queríamos vencer de forma limpa. Analisarão o penalti, mas para mim não existe grande penalidade. Teríamos saído daqui com uma exibição praticamente perfeita. Paciência, para a próxima temos de estar um pouco mais atentos”.

Sem desacelerar
“A minha equipa está trabalhada para procurar sempre a baliza adversária, para não fazer uma gestão de jogo de uma forma passiva, que eu não gosto. Não quero que deixem as coisas andar. Quando aconteceu o 3-1, volto a frisar, daquilo que vi não me pareceu penalti, tivemos de correr mais e procurar mais algum conforto no marcador. Não foi o caso, mas eles sabem que eu não gosto dessa forma passiva de estar em campo. No entanto, temos de olhar para aquilo que foram os últimos jogos e o acumular de alguma fadiga. Os jogadores sabiam que estávamos a vencer por 3-0 e o jogo estava praticamente controlado.”

Gestão de Felipe
“Estava muito cansado, mas não é só o cansaço, também é a fadiga física e mental. Notei em dois ou três lances que ele perdeu um bocadinho a concentração e era melhor tirá-lo para não arriscar.”

O desgaste do calendário
“No futebol, correr cansa. É normal que eles estejam mais cansados, mas faz parte daquilo que são este acumular de jogos. Estamos preparados para isso, temos um excelente departamento médico, onde temos tudo à disposição. Iremos trabalhar para que os jogadores estejam na melhor forma para a próxima partida.”

Golos de Soares enaltecem o coletivo
“As oportunidades surgem quando o coletivo é forte. Vemos um coletivo muito forte em praticamente todos os momentos do jogo. Os jogadores que estão na frente fazem golos, a linha defensiva demonstrou uma eficácia incrível, tirando aquele lance duvidoso do penalti. O Óliver e o Herrera fizeram um jogo monstruoso naquilo que é o sentido posicional, com e sem bola, foi fantástico. A equipa esteve muito bem, e isso faz com que haja jogadores que sobressaiam. Normalmente, fazem golos, mas eu dou tanta importância aos jogadores que defendem como aqueles que atacam. Está tudo associado.”

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.