Responsáveis pelo ataque na Colômbia devem ser levados à justiça - Guterres

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, 18 jan (Lusa) - O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou hoje as autoridades da Colômbia a levarem a tribunal os responsáveis pelo ataque com um carro armadilhado que explodiu, na quinta-feira, numa academia de polícia em Bogotá e provocou 21 mortos.

"As autoridades colombianas indicaram que têm provas de que esse ato terrorista foi cometido pelo ELN [Exército de Libertação Nacional]. Os responsáveis têm de ser levados perante a justiça", indicou o porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, em comunicado.

Segundo o porta-voz, António Guterres "condenou veementemente" o ataque e transmitiu as suas condolências às famílias das vítimas, desejando também uma recuperação rápida para os feridos.

"O secretário-geral é solidário com o povo e o Governo da Colômbia neste momento de tragédia", salienta o comunicado.

O Governo colombiano atribuiu hoje aos rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN) o ataque com um carro armadilhado que explodiu, na quinta-feira, numa academia de polícia em Bogotá e que provocou 21 mortos e 68 feridos.

O ministro da Defesa colombiano, Guillermo Botero, indicou que o homem que realizou o ataque, José Aldemar Rojas, era membro do ELN e conhecido pela alcunha Mocho Kiko.

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, já decretou três dias de luto nacional.

O ataque ainda não foi reivindicado, mas rebeldes do Exército de Libertação Nacional têm aumentado os ataques contra alvos policiais na Colômbia, nos últimos meses, no meio de um impasse político que os opõe a Duque.

SYSC (FST) // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.