Paralisação do governo dos EUA leva mais funcionários a pedir ajuda social

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 17 jan (Lusa) -- O número de funcionários federais sem salário, por causa da paralisação parcial do governo dos EUA, que pediram ajuda social duplicou na última semana, disse hoje fonte governamental.

São já mais de 10 mil os funcionários federais que estão a pedir alguma forma de ajuda, ao fim de 27 dias de paralisação parcial do governo dos EUA, que deixou cerca de 800 mil pessoas sem salário, segundo o Departamento de Trabalho.

Em situação normal, apenas menos de mil funcionários federais pedem semanalmente ajuda social, por se encontrarem doentes, ou por ficarem sem o seu posto de trabalho.

Mas, tirando proveito do facto de os trabalhadores que são afetados pela paralisação do governo, e que não podem ou não querem manter-se em funções, serem elegíveis para este género de ajuda, o número de pedidos de auxílio financeiro aumentou substancialmente, desde o início do período de crise e duplicou na última semana, atingindo mais de 10 mil pessoas.

Os que se mantêm em funções, mesmo não recebendo salário, não podem aceder a esta ajuda.

Contudo, os funcionários federais que recebam subsídios, terão de os devolver, logo que a paralisação terminar e voltem a ter os seus salários.

Esta semana, o Presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu que os cerca de 800 mil funcionários que estão sem receber salário há mais de três semanas terão direito a retroativos, de forma a não serem prejudicados ainda mais com a situação.

RJP // PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.