Libra sobe face ao euro e ao dólar depois de rejeição do acordo do 'Brexit'

Libra sobe face ao euro e ao dólar depois de rejeição do acordo do 'Brexit'
| Economia
Porto Canal com Lusa

A libra esterlina subia esta quarta-feira no mercado britânico 0,19% face ao euro e ao dólar depois de a Câmara dos Comuns ter recusado com maioria o acordo do 'Brexit' negociado entre Londres e Bruxelas.

A moeda britânica também subiu na noite de terça-feira depois da histórica votação e hoje manteve a tendência.

A libra subia 0,19% face à divisa europeia para 1,1291 euros e 0,19% face à moeda dos Estados Unidos para 1,2885 dólares.

A divisa do Reino Unido perdeu 7% do seu valor no ano passado perante a incerteza sobre os termos da retirada do Reino Unido da União Europeia ('Brexit')), fixada para 29 de março.

A recusa do acordo negociado pela primeira-ministra britânica, Theresa May, com Bruxelas abre diversas opções, como a possibilidade de um 'Brexit' sem acordo, uma renegociação do pacto já rejeitado pelos deputados ou um segundo referendo.

O diretor-geral das Câmaras de Comércio Britânicas, Adam Marshall, declarou hoje aos meios de comunicação que "não há palavras" para descrever a "frustração, impaciência e cada vez maior ira entre as empresas" depois de dois anos e meio de negociações.

Marshall pediu aos deputados para chegarem a um acordo sobre o 'Brexit', algo já partilhado por organizações empresariais como a Federação de Pequenas Empresas, o Instituto de Diretores (IoD) e a Confederação da Indústria Britânica (CBI).

A Bolsa de Valores de Londres começou o dia em alta, mas pouco depois inverteu a tendência.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.