Inflação homóloga abranda para 0,1% em Janeiro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 fev (Lusa) -- A taxa de inflação homóloga foi de 0,1% em janeiro, menos 0,1 pontos percentuais do que em dezembro, enquanto a variação média dos últimos 12 meses manteve-se nos 0,3%, segundo o INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo a energia e os bens alimentares não transformados (inflação subjacente), a inflação apresentou uma taxa de variação também de 0,1% e igualmente inferior em 0,1 pontos percentuais comparativamente ao mês anterior.

Entre as classes com contribuições negativas para a variação homóloga da inflação, o INE destaca as do vestuário e calçado, com uma variação homóloga de -2,6%, seguida da classe dos transportes, com -1,4%.

Nas classes com contribuições positivas, o instituto salienta a da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, que apresentou uma variação homóloga de 2,1% em janeiro (0,9% em dezembro) e a classe das bebidas alcoólicas e tabaco, com uma variação homóloga de 4,3%, idêntica à verificada no mês anterior.

No que se refere à taxa de variação média dos últimos 12 meses, que se manteve nos 0,3%, a redução mais significativa na taxa de variação média dos últimos doze meses, comparativamente com dezembro do ano passado, ocorreu na classe do lazer, recreação e cultura, com uma redução de 0,3 pontos percentuais para os 0,1%.

Também o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação homóloga de 0,1% (0,2% em dezembro), inferior em 0,6 pontos percentuais à taxa estimada pelo Eurostat para os países do euro.

A taxa de variação mensal do IHPC situou-se nos -1,4% e a taxa de variação média dos últimos 12 meses foi de 0,4%.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.