Prémio Científico IBM distingue investigadora sérvia do Instituto Superior Técnico

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 jan (Lusa) - A investigadora sérvia Marija Vranic, do Instituto Superior Técnico (IST), venceu o Prémio Científico IBM 2018, pelo estudo sobre a interação entre a luz e a matéria em condições extremas, com possíveis implicações na medicina e na indústria.

O prémio, no valor de 15 mil euros, é atribuído pela IBM Portugal e vai ser entregue na quarta-feira, no IST, em Lisboa, numa cerimónia onde são esperadas as presenças do Presidente do República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciaram o IST e a empresa informática.

O trabalho com o qual a investigadora do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST foi distinguida pode ter implicações futuras na indústria ou na medicina, ao permitir encontrar novas fontes de radiação que permitam obter imagens mais precisas de objetos ou de tecidos e órgãos do corpo.

Marija Vranic estudou, com o auxílio de vários 'supercomputadores', algoritmos que lhe permitiram simular "cenários extremos de interação laser-plasma".

Durante a interação com o laser, que emite feixes de radiação eletromagnética, a matéria "aquece até temperaturas que permitem a desagregação dos átomos numa espécie de 'sopa de partículas elementares', o chamado plasma, explicou à Lusa.

"Enquanto investigadora, vou experimentando várias configurações entre partículas e 'lasers' para criar novas fontes de raios-X ou raios-gama", adiantou.

Segundo Marija Vranic, estas novas fontes de radiação podem vir a ser usadas para "tirar fotos de alta precisão da parte interior dos objetos", como se de um raio-X médico se tratasse, mas "com contraste e resolução muito melhores", e também para "obter imagens em três dimensões".

Na indústria, "estes avanços podem ser usados para examinar a qualidade de componentes críticos de certos materiais, como peças de aviões", exemplificou. Na medicina, podem ajudar a "detetar as doenças mais cedo e diminuir a probabilidade de diagnósticos errados".

Criado em 1990, o Prémio Científico IBM distingue trabalhos de jovens investigadores no campo das ciências da computação.

ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados