Iberdrola vende 2,097% do capital da EDP e prepara saída da elétrica em dois dias

Iberdrola vende 2,097% do capital da EDP e prepara saída da elétrica em dois dias
| Economia
Porto Canal

A espanhola Iberdrola anunciou a venda de 2,097% do capital que detinha na EDP em duas operações distintas e vai sair totalmente da elétrica portuguesa até maio, segundo um comunicado enviado ao regulador do mercado espanhol (CNVM).

A Iberdrola Energia alienou um pacote de 72.360.357 ações representativas de 1,979% do capital social da EDP, a um preço unitário de 2,90 euros, numa operação de "colocação acelerada" junto de investidores institucionais qualificados, mediada pela UBS Limited, que rendeu 209,84 milhões de euros e gerou mais valias brutas de 42,08 milhões.

Na sessão de terça-feira, a elétrica espanhola já tinha vendido mais 4.312.000 ações, correspondentes a uma participação de 0,118%, a um preço médio de 2,873 euros, gerando mais valias de 2,4 milhões de euros.

No total, as operações renderam à Iberdrola 222,22 milhões de euros e geraram mais valias brutas de 44,48 milhões de euros.

A Iberdrola adianta, no comunicado, que prevê alienar os restantes 2,9% que detém na EDP em derivados de venda de ações até 07 de maio, altura em que vencem os contratos, liquidando assim a totalidade da sua participação na elétrica portuguesa.

Na segunda-feira, a Iberdrola já tinha anunciado a redução da sua participação indireta na EDP para 4,996%.

Na altura, a empresa espanhola referiu que, depois das vendas de ações realizadas desde 31 de dezembro, a participação na EDP caiu para as 243.395.875 ações, representativas de 4,996% do capital social da elétrica portuguesa.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.