O mestre das taças internacionais

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Neste mesmo dia 13 de janeiro, há exatamente 31 anos, o FC Porto alcançou um feito histórico ao vencer a Supertaça Europeia. Quando se fala do sucesso portista além-fronteiras, fala-se inevitavelmente de António André, que contribuiu para esta e para quase todas as outras conquistas do clube a nível externo, estando ligado a seis dos sete títulos internacionais dos dragões. “Estar em seis títulos internacionais é uma alegria enorme, mas também é uma honra poder ter levado o nome do FC Porto tão alto a nível mundial”, realça André.

das ininterruptas (de 1996 a 2005), arrecadou mais 19 títulos, somando um total de 38 nas carreiras de jogador e treinador. O antigo médio defensivo distingue-se pela particularidade de ter participado no penta (1994-1999) dentro das quatro linhas e no banco de suplentes: ainda jogava em 1994/95 e, na época em que se celebraram os cinco títulos nacionais consecutivos do FC Porto, auxiliava Fernando Santos.

O trajeto vitorioso de André mereceu o reconhecimento dos portistas. Em 2013, aquando do 120.º aniversário do FC Porto, os adeptos votaram no site oficial do clube para eleger o onze ideal dos azuis e brancos e o ex-internacional português foi um dos eleitos, o que lhe valeu uma estátua no museu dos dragões.

Na zona de acesso aos balneários do Estádio do Dragão não faltam recordações das campanhas triunfantes que prestigiaram o clube fora de portas e nas quais André foi um dos elementos mais ativos. O rosto do antigo médio está bem presente e as memórias também: “O momento decisivo da Supertaça Europeia foi na 1ª mão na Holanda. Ganhámos 1-0 e, como sabíamos que o jogo nas Antas também ia ser complicado, aquela vitória deu-nos algum conforto. Sabíamos que o Ajax jogava melhor e tinha mais êxito fora de casa, e isso ainda nos levou a ter mais cautelas em relação ao jogo”, lembra André enquanto contempla imagens da competição.

No percurso de jogador, a Taça dos Campeões Europeus de 1987 em Viena “foi o título mais especial” por corresponder a “um patamar qualitativo muito alto”, ao passo que a Intercontinental de 1987, marcada pela neve abundante e frio extremo, “foi o jogo mais difícil” de toda a carreira, “física e emocionalmente”, face às “condições terríveis”. André deixou claro que no Olímpico de Tóquio “a bola praticamente não rolava”, pelo que foi preciso “fazer como no râguebi e pôr a bola o mais para a frente possível”. Tratou-se de “uma daquelas partidas para quem tinha mais caráter, vontade e crença”.

Com o olhar do campeão portista a fixar-se nos festejos da Taça UEFA de 2003 em Sevilha, a fase como treinador depressa passou a ser o tema. “No início dessa época 2002/2003 percebi logo que íamos ter êxito. Na pré-época, via-se a alegria dos jogadores e percebia-se o que aí vinha. Nota-se logo quando uma equipa vai ganhar, não há hipóteses, é garantido”, revelou André, para de seguida qualificar o desempenho em Old Trafford frente ao Manchester como “fundamental” para o triunfo na Liga dos Campeões da temporada seguinte.

Mesmo sem querer centrar a conversa nele próprio, António André não deixou de se manifestar “satisfeito e orgulhoso com os seis títulos internacionais em sete do clube”, mas confessou que “gostava de ter ganho muito mais”. Integrar o onze ideal do clube foi “um reconhecimento importante” e o impressionante registo de 385 partidas ao serviço dos portistas não o surpreendeu: “Tinha uma enorme paixão pelo jogo e estava no clube do meu coração, que é o FC Porto”, finalizou André, que continua na estrutura do clube azul e branco.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.