Possível alteração de términos de autocarros de Gondomar ao Porto gera críticas

| Norte
Porto Canal com Lusa

A possível alteração do término do Bolhão para o Dragão de linhas de autocarro provenientes de Gondomar está a gerar oposição no concelho de origem com o PCP a falar em "graves prejuízos" e a câmara a pedir alternativas.

Atualizado 17-01-2019 11:42

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa o PCP/Gondomar diz ter tido conhecimento de que algumas carreiras de transportes coletivos provenientes de Gondomar e com destino ao Porto vão passar a terminar o trajeto no Dragão ao invés da zona do Bolhão como acontece até aqui.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins, indicou que esta decisão "ainda não é oficial", mas admitiu que está a ser "estudada" sendo, disse o autarca, "da responsabilidade da câmara do Porto".

"Já disse que não concordava e já alertei que a alteração pode revelar-se um erro, mas tenho de salvaguardar que isto não é oficial ainda. Apresentamos sugestões e alternativas e estamos a aguardar serenamente", disse o autarca socialista de Gondomar que reuniu com os responsáveis da câmara do Porto no início de dezembro.

Na sua nota, o PCP lembra que Gondomar "é um dos principais polos urbanos da Área Metropolitana do Porto" e aponta que, no entanto, este é "dos piores servidos" em termos de transportes públicos.

Os comunistas falam em rede de metro "tangencial e inacabada" e reforças que se a alteração do termino de linhas de autocarro se vier a concretizar esta "agravará as dificuldades já existentes à mobilidade".

"Os gondomarenses não podem continuar a ser prejudicados com novas limitações e condicionantes a uma já frágil e custosa mobilidade", lê-se na nota do PCP/Gondomar.

A agência Lusa pediu esclarecimentos à câmara do Porto, mas não recebeu resposta em tempo útil.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.