Possível alteração de términos de autocarros de Gondomar ao Porto gera críticas

| Norte
Porto Canal com Lusa

A possível alteração do término do Bolhão para o Dragão de linhas de autocarro provenientes de Gondomar está a gerar oposição no concelho de origem com o PCP a falar em "graves prejuízos" e a câmara a pedir alternativas.

Atualizado 17-01-2019 11:42

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa o PCP/Gondomar diz ter tido conhecimento de que algumas carreiras de transportes coletivos provenientes de Gondomar e com destino ao Porto vão passar a terminar o trajeto no Dragão ao invés da zona do Bolhão como acontece até aqui.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins, indicou que esta decisão "ainda não é oficial", mas admitiu que está a ser "estudada" sendo, disse o autarca, "da responsabilidade da câmara do Porto".

"Já disse que não concordava e já alertei que a alteração pode revelar-se um erro, mas tenho de salvaguardar que isto não é oficial ainda. Apresentamos sugestões e alternativas e estamos a aguardar serenamente", disse o autarca socialista de Gondomar que reuniu com os responsáveis da câmara do Porto no início de dezembro.

Na sua nota, o PCP lembra que Gondomar "é um dos principais polos urbanos da Área Metropolitana do Porto" e aponta que, no entanto, este é "dos piores servidos" em termos de transportes públicos.

Os comunistas falam em rede de metro "tangencial e inacabada" e reforças que se a alteração do termino de linhas de autocarro se vier a concretizar esta "agravará as dificuldades já existentes à mobilidade".

"Os gondomarenses não podem continuar a ser prejudicados com novas limitações e condicionantes a uma já frágil e custosa mobilidade", lê-se na nota do PCP/Gondomar.

A agência Lusa pediu esclarecimentos à câmara do Porto, mas não recebeu resposta em tempo útil.

+ notícias: Norte

“O Chega excede-se em alguns comentários”. O que diz a opinião pública sobre o cancelamento do partido

O Facebook restringiu algumas ações da página do partido Chega para os próximo 10 anos, uma ação que foi motivada pelo desrespeito pelos padrões de comunidade, informação confirmada por um comunicado do partido a qual o Porto Canal teve acesso.

Interrompido terceiro dia de buscas por corpo de rapaz desaparecido em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, foram interrompidas pelas 20h14, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da capitania do Douro.

Vai nascer uma “vila dentro da cidade” de Matosinhos

Está em discussão pública um projeto imobiliário da Mota-Engil que contempla a urbanização de 27 hectares entre Perafita e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. O projeto de nome “OPO City” está, de acordo com o Jornal de Notícias, em discussão pública até oito de maio e contempla terrenos circunscritos a uma área composta pela Avenida Vasco Graça Moura, a Avenida Arquitecto Fernando Távora, a Rua Tir e a Estrada Nacional n.º 107.