Bombeiros sapadores em protesto desmobilizam e anunciam manifestação nacional

Bombeiros sapadores em protesto desmobilizam e anunciam manifestação nacional
| País
Porto Canal com Lusa

Os sapadores bombeiros de Lisboa em protesto na capital desmobilizaram às 17h30 desta segunda-feira, após algumas horas de protesto junto ao Ministério do Trabalho e Segurança Social contra a alteração à carreira, agendando uma manifestação nacional para quinta-feira.

O trânsito junto à Praça de Londres, em Lisboa, estava cortado pelos cerca de 150 bombeiros sapadores desde as 15h45, altura em que os manifestantes se sentaram ordeiramente no chão junto ao ministério.

Cerca das 17h00, uma delegação dos bombeiros saía de uma reunião com dois chefes de gabinete no Ministério do Trabalho e Segurança Social, mas António Pascoal, do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, e igualmente dirigente dos bombeiros, afirmou que "não houve um compromisso".

"Se o Governo não arrepiar caminho, vamos manter os protestos já marcados", disse António Pascoal.

O representante afirmou ainda que "aparentemente há interpretações diferentes entre os ministérios sobre o novo estatuto dos bombeiros profissionais", acrescentando que os bombeiros pediram para participar numa reunião conjunta com os ministérios.

Foi anunciada uma manifestação nacional de bombeiros municipais, na quinta-feira, em frente ao edifício onde se realiza o Conselho de Ministros.

Relativamente ao pré-aviso de greve de 15 dias apresentado pelos sapadores de Lisboa, o início da paralisação estava marcado para as 00h00 do dia 22 de janeiro, mas foi atualizado posteriormente para as 20h00 do dia 21, considerando as trocas de turnos dos elementos.

A data do fim da greve mantém-se em 05 de fevereiro.

Antes do fim dos protestos, pelas 17h30, assistiu-se a um momento de medida de forças entre os elementos do corpo de intervenção da polícia, que investiu na direção dos manifestantes, tendo estes optado por virar as costas aos agentes, desmobilizando progressivamente.

Os bombeiros contestam propostas como o aumento para os 60 anos do limite de idade para a reforma e a redução do salário-base destes profissionais.

Entre buzinas, apitos e sirenes, exibiram faixas que diziam "Bombeiros com 60 anos! Quem salva quem?" ou "Sapadores bombeiros dizem não à destruição da carreira e da aposentação".

Os bombeiros exigem "um limite de idade adequada para a reforma sem cortes" e "um salário consoante o risco da profissão".

Apesar de ser uma manifestação dos sapadores de Lisboa, os profissionais tiveram o apoio de um grupo de bombeiros de Setúbal e um outro de Tavira (distrito de Faro).

Segundo António Pascoal, o novo estatuto, nomeadamente o aumento da idade da reforma, pode prejudicar o socorro que é prestado às populações e também pode afastar candidatos à profissão devido aos salários baixos.

+ notícias: País

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).