Atividade económica continua a desacelerar na OCDE e em Portugal

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 jan (Lusa) - A atividade económica na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como um todo e em Portugal deverá continuar a desacelerar, confirmam os indicadores da organização hoje divulgados.

Os Indicadores Compósitos Avançados da OCDE, que antecipam de seis a nove meses pontos de viragem na atividade económica, continuam a apontar para uma desaceleração em Portugal, na zona euro como um todo incluindo França e Itália, no Reino Unido e no Canadá.

O indicador compósito avançado para Portugal voltou a cair em novembro, pelo 14.º mês consecutivo, ao situar-se em 99,32 pontos, menos 13 centésimas do que no mês anterior e abaixo do nível 100 que marca a média de longo prazo.

Também abaixo do nível 100, o indicador para a zona euro, que está a cair há 12 meses, desceu em novembro para 99,39 pontos, menos 15 centésimas.

Sinais similares de desaceleração também estão a surgir nos Estados Unidos e na Alemanha, refere a OCDE, adiantando que no Japão os Indicadores Compósitos Avançados continuam a apontar para a estabilidade.

Entre as maiores economias emergentes, os Indicadores continuam a apontar para um crescimento estável para o setor industrial da China, com sinais similares a emergirem agora na Índia.

No Brasil e na Rússia, os indicadores da OCDE continuam a antecipar desaceleração do crescimento.

MC // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.