Guiné-Bissau/Eleições: CEDEAO quer que escrutínio seja modelo de credibilidade e transparência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bissau, 14 jan (Lusa) - O presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Jean-Claude Kassi Brou, disse hoje que a organização quer que as eleições legislativas na Guiné-Bissau sejam um modelo de credibilidade e transparência.

"O objetivo da CEDEAO é que as eleições sejam um modelo de eleições credíveis e transparentes", afirmou Jean-Claude Kassi Brou, depois de um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

O presidente da Comissão da CEDEAO deslocou-se a Bissau na sequência da cimeira dos chefes de Estado e de Governo da organização, que se realizou em dezembro, em Abuja, na Nigéria.

Durante a cimeira, os líderes da CEDEAO pediram ao presidente da comissão da organização para continuar a acompanhar a preparação das eleições legislativas, marcadas para 10 de março, no país, e ameaçaram voltar a impor sanções aos atores políticos que criarem obstáculos à realização do escrutínio.

Sobre o escrutínio, Jean-Claude Kassi Brou salientou que o recenseamento, a etapa mais importante do processo, está feito e que a "maioria dos eleitores foram recenseados".

"Vamos continuar a acompanhar e a apoiar as autoridade na preparação das eleições, que são importantes, porque vão renovar o parlamento e permitir à Guiné-Bissau consolidar o processo democrático e o desenvolvimento económico e social", afirmou.

Jean-Claude Kassi Brou chegou ao domingo ao final do dia a Bissau e deixa ainda hoje o país, depois de um encontro com o primeiro-ministro, Aristides Gomes.

A Guiné-Bissau deveria ter realizado eleições legislativas a 18 de novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras obrigaram a adiar o início do recenseamento eleitoral e consequentemente a data do escrutínio, que José Mário Vaz marcou em dezembro para 10 de março.

MSE // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.