Info

Brexit: Falta de acordo limita direitos de portugueses no Reino Unido

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 jan (Lusa) -- No caso de 'Brexit' sem acordo, só os portugueses que tenham entrado no Reino Unido até 29 de março podem obter residência, quase menos dois anos que o período anteriormente previsto, advertiu hoje o chefe da diplomacia portuguesa.

"Se não houver acordo, a data-chave é 29 março, a partir da qual o Reino Unido se tornará um país terceiro", explicou Augusto Santos Silva à imprensa em Lisboa.

A data da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) torna-se a data-chave para a formação de direitos, enquanto que, nos termos do acordo negociado com a UE, podiam pedir o estatuto de residente os portugueses que entrassem no país até ao fim do período de transição, 31 de dezembro de 2020, explicou.

Augusto Santos Silva falava à imprensa em Lisboa para apresentar o plano de contingência sobre direitos dos cidadãos para o caso de o acordo entre a UE e o Reino Unido ser chumbado no parlamento britânico na votação marcada para a próxima terça-feira.

MDR // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Piloto detido na Líbia que dizia ser português é veterano da Força Aérea dos EUA

O piloto detido na Líbia que afirmou ser português e que era acusado de agir como mercenário é um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos, noticiou na terça-feira o jornal Washington Post.

Três mortos em incêndio num prédio no centro de Paris

Três pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida num incêndio que deflagrou este sábado de manhã num prédio no centro de Paris, revelou fonte local dos bombeiros.

Ex-primeiro-ministro de Israel anuncia regresso à política para derrubar Netanyahu

Jerusalém, 26 jun 2019 (Lusa) - O ex-primeiro-ministro de Israel Ehud Barak anunciou hoje o seu regresso à política e a criação de um novo partido que terá como objetivo derrubar o atual chefe de Governo, Benjamin Netanyahu, nas próximas eleições.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.