Info

Paulo Ribeiro convidado a remontar espetáculo que reabriuTeatro Viriato de Viseu

| País
Porto Canal com Lusa

Viseu, 11 jan (Lusa) -- A Câmara de Viseu convidou o coreógrafo Paulo Ribeiro a remontar o espetáculo "Memórias de Pedra -- Tempo Caído", que reabriu o Teatro Viriato, em 1999, e que regressará a este palco a 05 e 06 de abril.

No ano em que se completam "20 anos da devolução deste teatro municipal à cidade de Viseu, mas também à sua região e ao país", o município espera que a programação "celebre esta história e possa voltar a projetá-la", afirmou o vereador da Cultura, Jorge Sobrado.

"Para Viseu e para o país, um Teatro Viriato forte, criador, programador e formador de públicos, conectado com a sua cidade, a sua região e o país, não é indiferente, bem pelo contrário", considerou.

No seu entender, esta programação deve fazer jus à memória de todos os que trabalharam no Teatro Viriato "para criar uma estrutura cultural farol em Viseu e em Portugal".

Jorge Sobrado exemplificou com Paulo Ribeiro, Ricardo Pais, antigos presidentes da Câmara de Viseu, como Engrácia Carrilho e Fernando Ruas, a então secretária de Estado da Cultura, Teresa Patrício Gouveia, e o então ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho.

"Obrigatória se torna ainda uma referência a dirigentes desta casa, como José Fernandes, Miguel Honrado e Paula Garcia, a atual diretora", acrescentou.

Segundo o vereador, "todos estes papéis e contributos justificam uma memória".

Nesse âmbito, "o município promoverá um ato público que, mais do que um ritual solene, é um ato de reflexão e prospeção". O objetivo será "lembrar o passado, mas sobretudo pensar o presente e o futuro", sendo que, "para esse ato, estão convidados os principais protagonistas destes 20 felizes anos", justificou.

Esse encontro dos protagonistas artísticos e políticos do Teatro Viriato está marcado para 28 de janeiro.

Jorge Sobrado avançou que foi também lançado o desafio a Ricardo Pais para que apresente um trabalho seu no Teatro Viriato em janeiro de 2020.

Na quinta-feira à noite, numa sessão aberta ao público, que encheu a plateia do Teatro Viriato, a sua diretora, Paula Garcia, anunciou a programação para este ano, que inclui várias estreias, encomendas e trabalhos únicos em Portugal.

Vinte anos após a sua reabertura, o Teatro Viriato tem uma companhia residente (Paulo Ribeiro), artistas associados, artistas residentes e um grupo residente (Dançando com a Diferença de Viseu), sendo este um dos projetos mais recentes da casa.

AMF (IYN) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Dez distritos do continente sob aviso amarelo na quarta-feira devido ao vento

Dez distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, podendo atingir os 90 quilómetros nas terras altas.

Enfermeiros iniciam hoje greve de quatro dias

Os enfermeiros iniciam hoje uma greve de quatro dias convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) para exigir a "correta contagem dos pontos para todos os profissionais" e protestar contra o encerramento do processo negocial sobre a carreira.

Dois em cada dez internamentos de crianças até dois anos devem-se a bronquiolite

A bronquiolite é responsável por dois em cada dez internamentos de crianças com menos de dois anos, revela um estudo, segundo o qual a taxa de internamentos tem vindo a crescer, principalmente nos bebés menores de três meses.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.