"Trabalhamos diariamente para ganhar o próximo jogo"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Sérgio Conceição fez esta sexta-feira a antevisão do clássico frente ao Sporting, que fecha a primeira volta da Liga 2018/19. O FC Porto parte para a 17.ª jornada na liderança da prova, com oito pontos de vantagem sobre a equipa de Lisboa.

O jogo realiza-se no Estádio de Alvalade e tem início marcado para as 15h30 de sábado. O treinador dos campeões nacionais diz que a sua equipa está preparada para fazer um bom trabalho, garantir “três pontos importantes” e prolongar o histórico ciclo de vitórias.

Expectativas para o jogo em Alvalade
“Espero viver emoções da mesma forma que tenho vivido ao longo da carreira, exatamente igual. É um jogo perante um rival que luta pelos mesmos objetivos que nós. Vamos fazer o nosso trabalho para garantir três pontos importantes da nossa caminhada.”

Pepe está disponível para o clássico
“Encontrei o Pepe bem, com uma vontade enorme de ajudar, com uma motivação que eu já conhecia. É um jogador competitivo, muito sério e profissional. É muito agradável trabalhar com um jogador que tem este currículo e que é uma excelente pessoa. Estão todos disponíveis, exceputando o Otávio e o Aboubakar. ”

Um reforço com vontade de competir
“O que disse há pouco tempo foi que o poderio financeiro das nossas equipas não permite ir buscar jogadores que entrem de caras nas equipas. Isso não quer dizer que depois com o trabalho não se venham a afirmar como titulares. Em relação ao Pepe, foi um pouco diferente, ate pelo emocional. O Pepe já conhecia o clube, tem uma relação próxima com pessoas que trabalham no FC Porto, em termos familiares também era importante para o Pepe voltar. Mas ele não vem para aqui terminar a carreira. No primeiro dia, quando chegou, disse-me: ‘Mister, eu quero competir. Isso é fantástico, essa disponibilidade é importante e interessante.”

O Sporting tem mais responsabilidade de ganhar?
“A responsabilidade do FC Porto é sempre de ganhar, de conseguir os três pontos, e presumo que para o Sporting seja igual. As pessoas olham para a diferença na tabela antes do jogo, mas quando o árbitro apita deixa de haver essa diferença. Cada jogo tem a sua história e queremos que essa história nos seja favorável. Para isso, temos de entrar bem no jogo, para ganhar os três pontos perante um adversário difícil. A responsabilidade do FC Porto é exatamente a mesma que tivemos no último jogo, ou seja, de conquistar os três pontos.”

Sobre o trabalho de Marcel Keiser
“Tenho um respeito muito grande pelo José Peseiro e pelo trabalho que ele fez. O ambiente nessa altura não era fácil à volta do treinador do Sporting. Com o novo presidente e o novo treinador, o Sporting ganhou alguma tranquilidade. Na dinâmica da equipa também há naturalmente diferenças, mas penso que está a ser positivo aquilo que é o trajeto deste treinador, sabendo que o campeonato português é competitivo, não é fácil, independentemente das escolas de treinadores que possam vir para aqui. É sempre bom ter treinadores como o Marcel Keiser, que vêm trazer algo para o futebol português, mas gostei muito de ver tantos treinadores portugueses à minha volta e de tanta qualidade, na reunião que tivemos esta semana na Federação. O treinador português é criativo, é inteligente e é taticamente forte. De qualquer forma, é sempre de louvar gente que vem para aqui e que traz algo de positivo para o futebol português.”

Jogo às 15h30 é positivo para os adeptos
“Tenho de dar os parabéns a quem estabeleceu este horário, porque é um horário que faz bem ao futebol. Haverá certamente muita gente que vai levar os seus filhos, a sua família ao futebol. O espetáculo beneficia com este horário. O nosso jogo frente ao Rio Ave foi à mesma hora e tivemos o Estádio do Dragão cheio. Foi uma situação discutida por nós nesta reunião que tivemos na Federação. Prefiro ter um estádio de gente, de família, de miúdos, é extremamente motivante para quem joga. Muitas das vezes, o futebol tem de promover este tipo de jogos nestes horários.”

A importância de Bruno Fernandes no Sporting
“É um jogador importante dentro da equipa do Sporting, é um jogador com qualidade e dentro dessa dinâmica, como outros do setor intermédio, teremos de estar atentos, ao que são as suas motivações, a ocupação de espaços. É um jogador importante na dinâmica da equipa do Sporting.”

Sobre o histórico recente em Alvalade
“É uma coincidência. O Sporting tem feito grandes jogos, principalmente em sua casa, contra o FC Porto e não perde em casa desde maio de 2017, frente ao Sporting. Em relação aos jogos contra o FC Porto, acho que é uma coincidência, sinceramente. Vi escrito que ainda não consegui ganhar em Alvalade, são estatísticas que a mim dizem pouco.”

Vantagem na frente
“Trabalhamos diariamente para conseguir ganhar o próximo jogo. Não vivemos muito num futuro a médio prazo, vivemos o imediato, o momento, o que condiciona o próximo jogo. Não olhamos muito para daqui a três ou quatro meses, até porque as equipas passam por ciclos diferentes. Depois deste jogo, ainda haverá 51 pontos em disputa. Há muito ponto para conseguir conquistar, há muito jogo para disputar, não ficamos muito excitados com esta vantagem. É normal, uma equipa como o FC Porto tem de estar em primeiro lugar. O FC Porto está habituado a estar em primeiro lugar nas provas nacionais. Penso que é um jogo importante para o rival, porque se perder fica a onze pontos, mas da nossa parte também é importante vencer para aumentar a distância afrente a um adversário direto. Temos de nos preocupar sobretudo com o nosso jogo, o nosso foco não está nas outras equipas. No final far-se-ão as contas.”

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.