Presidente de tribunal angolano denuncia perseguição a juízes que investigam corrupção

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Malanje, Angola, 10 jan (Lusa) - O juiz presidente do tribunal da província angolana de Malanje, Félix Sebastião, denunciou "indícios de perseguição a alguns magistrados" do Ministério Público (MP) que investigam casos de corrupção, afirmando que "teme pelo pior", noticia hoje a imprensa local.

Segundo o magistrado, o caso mais recente aconteceu há uma semana, quando "meliantes assaltaram a residência de uma juíza do Ministério Público e levaram os seus telemóveis", referindo que "o perigo que representa a atividade do magistrado" está a ser "minimizado".

Fundamentalmente, observou, "face ao atual momento em que nos encontramos, em que muitas atenções estão viradas ao combate à corrupção, ao nepotismo, ao tráfico de influência".

"E aqueles que já sabem ou que suspeitam que estejam abrangidos tentam a todo custo apagar as provas ou os autores pela descoberta das provas", explicou.

"Não queremos que amanhã aconteça o pior", atirou Félix Sebastião.

Diante do ambiente que considera "preocupante", o juiz presidente do Tribunal Provincial de Malanje admitiu "recorrer às instâncias superiores do Estado", para ver resolvido "o problema de segurança pessoal dos magistrados", sobretudo, os do Ministério Público.

"Penso que se, localmente, não é possível resolver o problema, como na maioria das províncias, temos de nos socorrer às estruturas centrais, porque este direito ainda não foi retirado ou restringido por nenhum decreto por quem tem competência para tal", concluiu.

DYAS // PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.