Eleições/RDCongo: Dois polícias e dois civis mortos após anúncio do vencedor

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Kinshasa, 10 jan (Lusa) - Dois polícias e dois civis foram hoje mortos na contestação que se seguiu ao anúncio dos resultados das eleições presidenciais na República Democrática do Congo (RDCongo), cuja vitória foi atribuída a um dos candidatos da oposição, Felix Tshisekedi.

Segundo a polícia de Kikwit, os incidentes aconteceram numa área considerada bastião do candidato Martin Fayulu, rival do anunciado vencedor das eleições de 30 de dezembro.

"Ao restaurar a ordem pública esta quinta-feira, em Kikwit, morreram dois polícias e dois civis. Registamos ainda dez feridos", relatou o general Dieudonné Mutepeke, chefe de polícia desta cidade no oeste da RDCongo.

Segundo os media locais, citados pela agência Efe, três jovens foram abatidos quando tentavam atacar uma esquadra.

Vários grupos de jovens levantaram barricadas para protestar contra a proclamação de Tshisekedi e pelo menos dois autocarros foram incendiados.

O presidente da CENI (Comissão Eleitoral Nacional Independente), Corneille Nangaa, proclamou Felix Tshisekedi como vencedor das eleições presidenciais na RDCongo por volta das 03:00 de hoje (menos uma hora em Lisboa) na sede daquela organização, em Kinshasa.

Tshisekedi ganhou com 38,57% dos votos nas eleições presidenciais de 30 de dezembro, seguido por Fayulu, com 34,83%, ficando em terceiro lugar o candidato do poder, Emmanuel Ramazani Shadary, apoiado por Joseph Kabila, Presidente cessante, com 23,84% dos votos.

RCR // PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.