Presidente da Apex Brasil pede demissão, a primeira baixa do Governo Bolsonaro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São Paulo, Brasil, 10 jan (Lusa) - Uma semana após tomar posse, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Alexandre Carreiro, pediu a demissão, tornando-se a primeira baixa do Governo do Presidente Jair Bolsonaro, noticiou a imprensa.

A informação foi confirmada na noite da última quarta-feira pelo ministro das Relações Exteriores do país, Ernesto Araújo, do qual a Apex depende.

"Sr. Alex Carreiro pediu-me o encerramento das suas funções como Presidente da Apex. Agradeço a sua importante contribuição na transição e no início do Governo. Levei ao Presidente Bolsonaro o nome do Embaixador Mário Vilalva, com ampla experiência em promoção de exportações, para presidente da Apex", escreveu o ministro na rede social Twitter.

O motivo do pedido de demissão não foi explicado, mas informações veiculadas pela Folha de S.Paulo indicam que Carreiro provocou descontentamento no Governo porque estava a demitir sumariamente antigos funcionários para nomear aliados.

Informado da situação, o ministro das Relações Exteriores pediu moderação, mas como Carreiro continuou a fazer demissões, Ernesto Araújo ter-lhe-á pedido para que se demitisse, segundo o jornal.

Além da questão política, Carreiro também causava problemas porque não é fluente em inglês, requisito da função previsto no estatuto da Apex, um órgão público que tem como função principal fazer a promoção dos produtos do Brasil no exterior.

Mario Vilalva, indicado para substituir Carreiro, é funcionário de carreira do Itamaraty e já foi embaixador em Portugal, Estados Unidos, África do Sul, Itália, Alemanha e Chile.

CYR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.